Single Blog Title

This is a single blog caption

Unidades de Saúde promovem Dia da Amamentação

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
Mamaço01

No ano passado, o evento reuniu cerca de cem mães amamentando seus filhos ao mesmo tempo. (Foto: Tamiris Barcellos)

Para incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida das crianças e estimular que ela se estenda até os dois anos, o Centro Municipal de Saúde Hélio Smidt, da Maré, com apoio de outras sete Unidades de Saúde da região, está organizando o “2º Mamaço Maré”.

O evento, marcado para o próximo dia 22 de agosto na Vila Olímpica da Maré, das 08h às 13h, tem a meta de reunir 700 mães para uma ação histórica. No “1º Mamaço”, que aconteceu em 2014, 150 mulheres se reuniram para o ato simbólico e neste ano a meta é bem mais ousada.

Mamaço03

Viviane Costa, gerente do CMS Hélio Schmidt, afirma que a Unidade é pioneira neste tipo de mobilização (Foto: Paulo Barros)

Viviane Costa, gerente do Centro Municipal de Saúde (CMS) Hélio Smidt há um ano, conta que a unidade além de ser certificada como Amiga da Amamentação é pioneira nesse tipo de mobilização. “O trabalho feito pelos profissionais da nossa unidade busca contemplar as mães que fazem o pré-natal conosco a ter no mínimo seis consultas. Estas consultas incluem palestras sobre a importância do aleitamento materno nos dois primeiros anos de vida da criança”, explica.

O trabalho também não para com o nascimento do bebê. As famílias são assistidas nos primeiros sete dias de vida da criança. “O apoio, incentivo e o acesso às informações são fundamentais por conta das dificuldades que podem surgir nesses primeiros momentos”, relembra Viviane.

Mamaço05

Carliane, de 18 anos, está sendo acompanhada por uma Unidade de Saúde da Maré (Foto: Viviane Oliveira)

Superando as dificuldades dos primeiros dias    
A mamãe de primeira viagem, Carliane Ferreira Pereira, 18 anos, moradora da Vila do João, deu a luz à pequena Anna Júlia há três meses e o bebê vem sendo amamentado exclusivamente com leite materno. Ela conta que foi muito bem orientada na maternidade sobre a importância da amamentação nesses primeiros meses de vida da criança. “Me disseram que o leite além de alimentar protegeria a minha filha de doenças agora e no futuro”, repete.

Ela relata que no início teve um pouco de dificuldade porque seu peito ficou ferido e doía muito a cada vez que ela ia dar de mamar para Anna. “Na hora da dor a gente pensa em parar e dar mamadeira, mas esse pensamento passou e o seio sarou”, relembra.

O apoio da família é fundamental para que as mães de primeira viagem atravessem estas dificuldades. No caso de Carliane sua mãe, Ivana Ferreira, ficou ao lado dela desde o início. “Amamentei minhas duas filhas até os dois anos e sei o quanto isso é importante. Algumas pessoas nos criticam pelo fato da criança já está crescida, mas eu nunca me importei com os comentários”, garante Ivana. Carliane continua sendo acompanhada na Unidade de Saúde da Vila do João e está muito satisfeita com as orientações que vem recebendo sobre os cuidados com o bebê e importância da amamentação.

Mamaço02

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos (Foto: Tamiris Barcellos)

Leite materno: um alimento completo e gratuito
O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo Ministério como o primeiro direito da criança após o nascimento, que recomenda que ela seja feita até os dois anos de vida.

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece à criança componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

Durante o 2º Mamaço da Maré, além de reforçar e incentivar as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, serão oferecidas diversas atividades que incluem aula de zumba, brincadeiras com as crianças, distribuição de brindes e a apresentação de um coral da região. Participam dessa ação as Unidades de Saúde Hélio Smidt, Nova Holanda, Samora Machel, Parque União, Augusto Boal, Vila do João, Gustavo Capanema e Américo Veloso. A Vila Olímpica fica na Rua Tancredo Neves s/n – Baixa do Sapateiro, Maré.

Deixe uma resposta

Parceiros