Single Blog Title

This is a single blog caption

Sarau em Santa Cruz faz ‘Planeta’ explodir

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
Rayane (à dir) idealizou o evento para reunir artistas da Zona Oeste. (Fotos: Fotos: Monica Parreira)

Rayane (à dir) idealizou o evento para reunir artistas da Zona Oeste. (Fotos: Fotos: Monica Parreira)

O Planeta explodiu no início da semana! “Planeta” é uma localidade em Antares, sub-bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. Foi lá que aconteceu o “Sarau Troca Ação”, iniciativa de jovens da Zona Oeste que reuniu artistas e produtores locais para uma noite regada à arte.

Segundo dados do último senso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 2013, Santa Cruz apresenta um dos mais baixos IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) da cidade, figurando na 119º posição entre os 126 bairros da cidade. Apesar de concentrar um distrito industrial e estar à beira do Porto de Sepetiba, que já se encontra em intensa atividade, algumas localidades ainda apresentam condições precárias.

Pensando em criar para o bairro uma imagem que difere do clichê pobreza e violência, Rayane Pacheco resolveu produzir o Sarau Troca Ação. O palco para dar vazão à esta demanda artística da comunidade era um espaço improvisado ao lado de um bar. Ela diz que um dos objetivos do evento, além de levar entretenimento e arte à população local, era fazer uma troca de saberes e experiências entre eles. “O Troca Ação chega com o objetivo de estimular, valorizar e dar visibilidade à produção artística local, proporcionando um intercâmbio cultural entre as favelas da cidade do Rio, incentivando a troca de ações entre os fazedores de cultura, artistas e moradores”, explica.

KZK, o 'Poeta de Antares' recitou algumas de suas obras

KZK, o ‘Poeta de Antares’ recitou algumas de suas obras

O evento chamou a atenção pela diversidade de atividades. As atrações musicais foram do jazz ao rap, sem deixar de passar pelo funk e pelo hip hop. Também teve apresentação de poesia, skate, rap, grafite, skate, basquete, dança, capoeira e malabares.

KZK, conhecido como “O poeta de Antares” falou da importância de projetos como este acontecerem nas localidades mais afastadas. “As crianças são a importância do evento, elas são a semente do amanhã, fico muito contente, isso aqui não é churrasco ou pagode, mesmo assim tá cheio”, disse orgulhoso.

Falta visibilidade para ações da Zona Oeste 

Entre rap, funk e hip hop também teve espaço para o jazz no Sarau

Entre rap, funk e hip hop também teve espaço para o jazz no Sarau

A valorização e o apoio a atividades deste tipo fora do eixo do centro da cidade foi um assunto muito abordado pelos convidados. Renato Rangel, Subsecretário de Articulação, Cidadania e Diversidade Cultural, falou da emoção de ver tantas crianças participando de um evento cultural dentro da comunidade e parabenizou a iniciativa. “A cultura não está restrita a bairro, não está restrita a você ter condições específicas. Hoje, tudo está sendo feito com tão pouco, então imagina se tiver mais apoio para esses produtores culturais que conseguem tirar as crianças de casa, da frente da televisão para se divertirem com o que tem aqui dentro. Hoje Antares está completa”, empolgou-se.

Rayane completou, dizendo que o Sarau pode funcionar para ligar diferentes pontos da cidade. “Ele pode ser uma ferramenta de continuidade e estreitamento do espaço geográfico da cidade”, filosofa.

O evento foi encerrado com o funk do MC Chock, que cantou em uníssono com os presentes um clássico do local. “A Antares é paz e amor, A Antares é paz e amor”.

Deixe uma resposta

Parceiros