Single Blog Title

This is a single blog caption

Corrida homenageia Martin Luther King

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
Amigos, apoiadores e corredores - C

Amigos, apoiadores e corredores se reuniram para praticar esportes e abordar a questão racial (Fotos: Mano George)

O mês de novembro foi marcado por muitos eventos comemorativos ao Dia da Consciência Negra, que se tornou feriado no Rio de Janeiro em 2012. Além de debates e festas, algumas organizações promoveram ações diferentes, como a ONG Rongo (Região Nacional de Grafite Organizado), que resolveu organizar uma corrida e caminhada justamente na Avenida Martin Luther King Jr, nome do líder negro que lutou pelos direitos dos negros nos Estados Unidos. O evento ocorreu no dia 20 de novembro e foi batizado de Corrida e Caminhada Martin Luther King, para frisar bem que o evento, além de promover a saúde, visava também lutar contra o preconceito racial.

Pessoas de vários lugares da cidade participaram do evento e aderiram à luta contra o preconceito – e a maioria delas ficou sabendo do evento através das redes sociais, como foi o caso de Lucas Gil. O morador de Ricardo de Albuquerque acabou conquistando o quarto lugar da corrida. “A luta contra o racismo é importante, porque o povo que mais sofre perseguição no mundo são os negros. Infelizmente a raça humana consegue fazer coisas absurdas, principalmente em relação à cor da pele. Os seres humanos são todos iguais independente da cor, da raça, credo, opção sexual”, acredita.

Atletas após a largada

Pessoas de diversas idades e de diferentes localidades da cidade aderiram à mobilização

Já Marlene Cavalcante, doméstica de 64 anos, soube do evento na academia que frequenta, na Pavuna. “Eu faço ginástica em frente ao posto de saúde e divulgaram o evento lá. Foi algo muito rápido, poderiam ter chamado mais gente de outros horários como das 8 e das 9h, mas estamos aí pra participar”, afirmou Marlene que participou da caminhada.

Personalidades participaram do evento

A corrida contou também com a presença de personalidades como atletas, políticos e músicos. Fernando de Oliveira (ex-boxeador Fera de Acari), vereador Jorge Mauro, Thiago Mendes, que trabalha como sósia do Neymar Jr. no RJ, WG (Wanderson Geremias, Basquete de rua – projeto Cultura na Cesta), jornalista Renan Shuindt (Outro Lado Produções), grafiteiro Fael (Professor de grafite do projeto Rongo e representante da marca Tu já viu), Joseandro Freire (Presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Lagartixa), Renatinho (ex-vocalista do grupo Kiloucura), como também o líder comunitário do Quitanda em Costa Barros, Sergio Lapa (Lapinha).

O vereador Jorge Mauro disse que uma ação como esta deveria acontecer mais vezes. “Nós não tínhamos que ter apenas um dia de consciência, mas sim todos os dias, já que vivemos em um país racista, onde o negro não pode ser bom, ele tem que ser ótimo. É fundamental prestigiarmos um evento como esse”, afirmou.

MC Neymar recebendo o troféu de Vice-campeão com a imagem de Nelson Mandela

Thiago Mendes (sósia do Neymar) ficou com o troféu de segundo lugar

O presidente da associação de moradores da comunidade do Lagartixa, participou da ação por meio de um convite feito pelo idealizador da corrida, André Rongo. “Eu estou aqui não só para participar da corrida, mas também para dar uma força a este trabalho, a gente sempre procura apoiar iniciativas como essa nas comunidades, e principalmente levar conscientização ao povo”, garantiu.

Já Thiago Mendes (sósia do Neymar no RJ) participou do evento e conquistou o segundo lugar na corrida, brilhando no pódio do evento assim como costuma fazer o seu parceiro de trabalho Neymar Jr no futebol. O artista relatou sua satisfação em participar do evento. “Para mim é uma satisfação imensa participar de um evento tão maravilhoso e mais ainda como vice-campeão da competição. Esse evento luta contra o preconceito que não deveria existir já que todo mundo é igual diante de Deus, independente de cor ou raça, isso aqui é um movimento forte onde precisamos de mais incentivos, que cada um faça um pouquinho para mudarmos a realidade do Brasil, sempre lutando contra o preconceito”.

Lucas Gil - 4º lugar da competição

Lucas Gil ganhou a medalha de 4º lugar da competição

O ex-boxeador Fernando de Oliveira (Fera de Acari) atentou para a importância da mobilização e destacou a atitude de André Rongo. “Eu só aprendo cada vez mais quando eu vejo pessoas como ele que são solidárias com a causa do povo. Talento é o que não falta nas favelas e morros, o que falta é incentivo, eu fui pentacampeão de boxe amador, tricampeão carioca, duas vezes campeão brasileiro e nunca tive patrocinador”, afirmou o lutador.

O evento terminou com um discurso de André Rongo, idealizador da ação. “A minha satisfação é proporcional à alegria de plantar uma semente e saber que um dia ela dará frutos, assim como Martin Luther King reuniu mais de duzentas mil pessoas para proferir seu discurso do ‘I have a dream’. Eu espero dar a visibilidade para essa região da Pavuna e adjacências e luto por um complexo, que possa proporcionar a população um calçadão esportivo entre as estações do metrô Pavuna e Rubens Paiva, funcionando aos domingos e feriados com uma corrida e caminhada, não só uma vez no ano em que os governantes possam ver que é possível que isso aconteça também numa região que está crescendo como a Pavuna”, concluiu.

Deixe uma resposta

Parceiros