Single Blog Title

This is a single blog caption

Concurso irá eleger a Miss Baixada 2015

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
MissBaixada01

O concurso reúne meninas dos treze municípios da Baixada Fluminense (Foto: Divulgação)

Amanhã a Baixada Fluminense vai aparecer na imprensa não pela violência ou pelas tragédias naturais, que marcaram a região. Às 19h, no anfiteatro da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), será conhecida a Miss Baixada 2015, que não é apenas um concurso de beleza, mas uma iniciativa de inclusão social e cultural. Só esse ano, a competição recebeu 260 inscrições válidas e outras 300 que estão em uma espécie de pré-candidatura para a edição de 2016.

“Estou muito feliz com esse resultado, porque mostra que o Miss Baixada tem credibilidade e é conhecido em toda a região. Esse ano foram quase seiscentas inscrições, mesmo sem a divulgação dos prêmios, que vai depender dos apoios que iremos receber”, comemora Patricia de Paula, idealizadora do concurso, cuja primeira edição ocorreu em 2007.

MissBaixada05

Patricia de Paula organiza o evento desde 2007 e sonha com mais investimentos (Foto: Arquivo Pessoal)

Os prêmios, definitivamente, não parecem ser o objetivo principal das competidoras. A Miss Queimados, por exemplo, conta que se inscreveu para incentivar outras meninas. “A minha maior recompensa é poder representar a beleza “comum” das meninas da Baixada. O belo não está no tom de pele, no cabelo liso ou na condição social”, diz Maryana Lima, candidata 16 anos de Queimados.

O Miss Baixada foge do padrão estético e regrasde outros concursos de beleza. Para participar basta ter entre 14 e 21 anos de idade e ser moradora de um dos municípios da Baixada Fluminense. “Para nós, a candidata tem que amar e ter orgulho de sua região e os requisitos estéticos são o que menos interessa”, enfatiza Patricia, que é moradora da Baixada.

O concurso, como conta Patricia, tem como principal missão a promoção e a divulgação da região sob o aspecto histórico e cultural. “A ideia é minimizar a imagem que a Baixada tem de ser um lugar violento, o que atormenta a todos os moradores, que sofrem com a discriminação. Sabemos que não é isso que o lugar tem a nos oferecer. A Baixada tem seus encantos, sua história e suas belezas naturais”, orgulha-se.

Muita vontade, poucos recursos

Realizar o concurso, no entanto, requer malabarismo, idas e vindas com o “chapéu” na mão, já que não há recursos para a sua produção.“O Miss Baixada não tem patrocínio, mas temos boas parcerias, como todas as Secretarias de Cultura dos 13 municípios da região e o Instituto de Pesquisa e Análise Histórica da Baixada Fluminense (Ipahb), que nos ajuda a realizar esse evento. Meu sonho é que, um dia, o Miss Baixada possa ter recursos e incentivos financeiros para fazermos tudo com tranquilidade”, desabafa Patricia.

Para Nádia Alvarez Miranda, subsecretária de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica, cidade escolhida para receber a edição desse ano, esse tipo de evento é muito importante para o cenário cultural de toda a Baixada Fluminense.“Conheço o Miss Baixada desde a sua primeira edição e logo me identifiquei com a iniciativa, que é  valorizar a região que, muitas vezes, é divulgada pela mídia como um lugar violento. Na época, dei todo suporte necessário para que acontecesse e continuarei apoiando sempre”, comenta Nádia, que foi escolhida para ser a madrinha do concurso.

O processo de seleção das meninas é trabalhoso: são, pelo menos,três etapas diferentes e 15 eventos:“Todas as meninas inscritas fazem um worshop sobre cidadania e história da Baixada e há uma pré-seleção em cada um dos 13 municípios para escolher suas representantes. Depois, a tão aguardada final, quando será escolhida a Miss Baixada 2015, tem entrada gratuita e várias outras atrações”, explica  Patrícia.

MissBaixada02

Maryana conta com a torcida de sua família e amigos (Foto: Walter Mesquita)

Para esse processo tão longo, as candidatas contam com apoio dos familiares e dos amigos. É o caso de Mônica Lima, mãe de Maryana “Dei pulos de alegria quando a minha filha me contou que tinha feito ainscrição. Eu acompanhei o ultimo concurso pela TV e fiquei muito feliz em ver a Baixada aparecendo positivamente e com tantas meninas bonitas. A Maryana tem todo o meu apoio”.

Na escola, Maryana também torcida: “É engraçado, porque até as tias da merenda ficam me regulando e dizem: ‘você não pode comer muito, tem que manter a forma, você é a nossa miss’, diverte-se a adolescente. “Fui selecionada para representar a minha cidade graças a Deus e ao apoio dos meus pais e amigos. Meus sonhos eram outros, mas, depois de tantas pessoas falarem, após receber elogios e pedidos para fazer fotos,percebi que realmente tenho chances e resolvi me inscrever no concurso. Penso até em trabalhar com moda”, sonha.

Deixe uma resposta

Parceiros