Single Blog Title

This is a single blog caption

Complexidade das favelas é histórica

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Foto: Arquivo Nacional

Das “cabeças de porco” ao Morro da Providência, do Complexo do Alemão e Rocinha para as páginas de um livro. Há um século pouca gente diria que as favelas teriam tanto destaque. Seja nas mídias, nas agendas da cidade e, sobretudo, a partir de experiências que profissionais e acadêmicos disponibilizam em artigos, livros, revistas ou outros veículos. Muita gente quer contribuir para que a favela seja entendida além dos estereótipos.

O espaço que antes não era reconhecido como cidade, hoje pode assegurar que conquistou alguns avanços, mesmo que não em sua totalidade. Ainda assim, quem mora nesses espaços precisa lutar dia e noite pelo direito à cidade.

O sociólogo francês Henri Lefebvre afirmou, em uma publicação divulgada em 1968, que “só é possível garantirmos este direito quando não há exclusão da sociedade urbana das qualidades e benefícios da vida urbana”. Pode parecer redundante, mas não é. Quando se fala em “minorias”, as favelas alcançam o primeiro lugar no ranking na maioria dos quesitos. Ainda hoje elas são vistas muitas vezes como um problema para a população.

Mas a favela ser vista assim é um fato histórico. De acordo com a socióloga Lícia do Prado Valladares, pesquisadora associada do IESP (Instituto de Estudos Sociais e Políticos), a favela, desde a década de 1960, quando se formaram um dos primeiros núcleos de trabalho sobre habitação no Brasil, já estava em evidência sob esta perspectiva no meio acadêmico e político, centrada na teoria da marginalidade social, já que elas eram apontadas como “bairros marginais” pelos próprios teóricos.

Foto: Arquivo Nacional

Desta forma eram revelados resultados de pesquisa evidenciando o crescimento da população que habitava esses espaços, conforme Lícia em seu texto. “Não foi por acaso que os primeiros estudos começaram no Rio: despontando na paisagem urbana desde o final do século passado. As favelas, já em 1948, atingiam o número de 105, representando, em 1950, 6,7% da população total; em 1960 esta porcentagem sobe para 9,3 %, chegando em 1970 a 13%. Estimativas mais recentes apontam a existência, em 1979, de 375 favelas e uma população favelada em torno de 1 milhão  e 500 mil habitantes, o que  equivale dizer que “um em cada quatro habitantes do Rio seria favelado”, apontava a pesquisadora no capítulo “Favela” do livro “Habitação no Brasil: Uma introdução à Literatura Recente”, publicado em 1987.

Favelas do Rio de Janeiro: História e direito

Na lógica do “desenvolvimento urbano” as favelas eram vistas nos jornais do século XIX como comunidades em crescimento, mas sem chance de se expandir. O que se nota, porém, é justamente o contrário. Hoje elas servem como cenários para novelas, atraem turistas do mundo inteiro, mas continuam à margem da inclusão social.

Crédito: Reprodução/InternetEm outra publicação, chamada “Favelas do Rio de Janeiro: História e Direito“, o principal questionamento é como as favelas e seus moradores são tratados pelo Estado e pela sociedade ao longo da história. O autor Rafael Soares Gonçalves é advogado, historiador e atual professor do departamento de Serviço Social da PUC-Rio e organizou alguns livros e revistas sobre essas questões.

Foi durante seus estudos para o mestrado que Rafael se deparou com uma experiência diferente no Sertão de Carangola, região periférica de Petrópolis, no Rio de Janeiro e começou a indagar algumas afirmações sobre a história das favelas. No texto ele tenta promover o diálogo entre história, direito e favelas sob a perspectiva jurídica. Ele garante que a bibliografia que trata do assunto traz uma série de preconceitos, construções e representações vinculadas às favelas que merecem ainda ser estudadas, por isso afirma que as análises e o interesse pelo assunto não se encerraram ao fim da tese.

Do estudo à prática

Na prática, os primeiros profissionais que subiram os morros com a finalidade não só de observação, mas com o intuito de levar algum tipo de serviço mais qualitativo, foram os assistentes sociais. “Provavelmente, os primeiros profissionais, que sistematicamente visitaram e descreveram as favelas foram os assistentes sociais. Essa descrição é rica e importante pra que a gente compreenda a favela. Na década de 40, a profissão vivia um contexto histórico muito específico neste momento, e muitas vezes as suas conclusões eram embasadas em ideias assistencialistas da época, até centradas na marginalidade. Então, o assistente social era visto como quem iria ‘salvar’, desenvolver, formar os moradores e tornar visíveis suas demandas”, explica.

Outros profissionais como advogados, historiadores e médicos e entre outros, demoraram um pouco mais de tempo para entrar nesses espaços e compreender o ambiente de maneira mais concreta. “Acredito que seja importante fazer história com olho no presente, desconstruir um pouco o que a gente naturalizou com o passar dos anos. Pra que a gente possa compreender um pouco mais as questões dos dias atuais”, filosofa.

O professor ressalta que quem “discute favela”, precisa refletir que a favela é este espaço heterogêneo, muito mais associado a ideia de local ou bairro, onde você vai encontrar de tudo, como em qualquer outra região. “A favela é uma construção de um bairro, de uma cidade”, identificando que há dificuldades para aceitação desta afirmação já que muitas vezes os moradores são invisibilizados em relação ao resto da cidade.

Deixe uma resposta

Parceiros