Single Blog Title

This is a single blog caption

Poetas fazem sarau itinerante e ‘traficam’ poesias no interior de São Paulo

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Projeto distribui cápsulas poéticas gratuitamente e realiza Parada Poética em bares de diferentes cidades.


Projeto distribui cápsulas poéticas gratuitamente e realiza Parada Poética em bares de diferentes cidades

Pelo interior de São Paulo, em cidades como Campinas (SP), Americana (SP) e Nova Odessa (SP), poetas e ativistas culturais circulam e fazem tráfico de poesias. Em um sarau itinerante batizado como Parada Poética, eles percorrem bares e doam “pó-esia”, pequenas cápsulas poéticas com versos curtos. O objetivo é difundir a literatura e reverberar a poesia, transformando-a em objeto.

A ideia do trocadilho literário é do músico e escritor Renan Inquérito, em parceria com o fotógrafo Márcio Salata. Os #PinosPoéticos, como foram batizados os objetos, contém frases do livro #PoucasPalavras, lançado em 2011, também fruto de uma parceria entre os amigos. 

Juntos, eles realizam, na próxima segunda-feira (19) a 6ª edição do evento e trazem, como convidado, o escritor e educador Rodrigo Ciríaco (fundador do Sarau dos Mesquiteiros), que também foi  quem ajudou a difundir a ideia da “biqueira literária”, após declamar os versos “Vendo pó, vendo pó, vendo pó-esia”, na Festa Literária de Paraty (Flip) de 2012.

Logo na entrada, o público recebe uma das cápsulas poéticas e é incentivado a fazer a poesia circular. “Não tem restrição de consumo. Nós é que podemos ser enquadrados por tráfico de conhecimento, né?!”, brinca Renan Inquérito.

Durante o sarau, o microfone fica aberto e o público pode contribuir com poesias. “Concentramos gente interessada em falar e em ouvir. O público é formado por gente de todas as idades que querem mostrar suas criações”, afirma Salata.

Parada Poética em Campinas

A próxima Parada Poética acontece nesta segunda-feira (19) na Casa São Jorge, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (19). Além da contação de poesias, o evento oferece música com DJ James e uma exposição fotográfica de Márcio Salata, com a história do evento em um varal contada em cliques de diferentes momentos.

#PinosPoéticos distribuídos por Renan Inquérito e Márcio Salata

 “A Parada não para e nessa noite de segunda-feira vamos pedir mais uma dose de poesia, com gelo e limão, por favor, para esfriar a tela quente e azedar a programação açucarada que causa cárie mental. Vamos novamente maltratar a gramática e jogar a culpa na licença poética”, convida Renan Inquérito, um dos organizadores.

O sarau itinerante

O sarau surgiu a partir da inexistência de eventos semelhantes na região. Durante as cinco edições anteriores, recebeu pelo menos 1 mil pessoas e poetas convidados como Daniel Minchoni (Sarau do Burro e Menor Slam do Mundo), Poetas Ambulantes (coletivo que percorre veículos de transporte público em São Paulo), Geraldo Trombini e Flá Perez (Portal do Poeta Brasileiro).

 

Serviço
O quê: “Parada Poética”
Onde: Casa São Jorge
Endereço: Avenida Santa Isabel, 655, distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP)
Sessões: às 19h na segunda-feira (19)
Ingresso: gratuito 
Informações: www.grupoinquerito.blogspot.com 

Deixe uma resposta

Parceiros