Single Blog Title

This is a single blog caption

Roda de Rima no Arará é sucesso entre moradores

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Parte da galera que participou da última edição do evento (Fotos: Divulgação/Roda de Rima PH)

A localização é o bairro Benfica, comunidade do Arará. É lá um movimento que está se difundindo cada vez mais na cultura carioca tem palco e plateia fixos. É a Roda de Rima União PH, que acontece todas as terças-feiras na Praça Padre Souza, conhecida como Praça H, e já tem reunido mais de mil pessoas a cada edição.

A roda em si existe há algum tempo, já que os organizadores, que são moradores do Arará, sempre estavam pela praça fazendo rimas, mas sempre na base da informalidade. Rafael Cordeiro, conhecido como Baratão, explica. “A roda pra mim surgiu naturalmente, porque a gente já sentava aqui e fazia rima de zoação, mas teve um dia que a gente decidiu colocar a parada para ferver. Percebemos que o evento podia dar certo, a rapaziada colou, a comunidade abraçou a ideia e até os mais velhos gostaram porque a gente pintou a praça”, diz ele, referindo-se à nova pintura que a praça ganhou para sediar o evento.

Organização

A organização do evento, que há anos fazia rimas “por zoação”

A iniciativa de Baratão, Rafael Oliveira (Coruja) e Alexandre Pio (Alê) começou a ganhar voz através do boca a boca dos frequentadores e da Internet. O que era apenas uma brincadeira entre amigos extrapolou os limites do Arará e o evento começou a atrair moradores de outras comunidades.

“Como o próprio nome já diz, a gente é uma união, daí surgiu o nome da Roda União PH, também pelo o fato de estarmos sempre brincando de improvisar. Perserveramos com dois, três amigos, durante muitos meses tinham com cinco ou seis participantes”, lembra Coruja.

Ainda segundo ele, aos poucos outras pessoas foram aparecendo para prestigiar. “Fomos ganhando um pouco de fama como se diz no mundo da roda”, observa.  A virada também veio depois que o grupo começou a investir mais em infraestrutura, ornamentando o espaço, pintando os bancos e mesas da praça onde a roda acontecia.

Eles investiram em revitalizar a praça para que a roda ficasse mais bonita

Eles investiram em revitalizar a praça para que a roda ficasse mais bonita

“As rodas mais famosas da Zona Norte são a do Méier e Vila Isabel, são referência para qualquer roda que começa hoje em dia”, conta. Mas os meninos do Aarará foram ainda mais longe. Além de ajudar a comunidade fazendo a manutenção da praça, eles ainda arrecadam, a cada evento, alimentos, roupas e livros que são distribuídos para instituições locais.

Um exemplo de que o evento já foi totalmente absorvido pelos moradores é que eles mesmos se organizam para recolher o lixo gerado ao final de cada apresentação.

A Roda de Rima PH acontece todas as terças-feiras, a partir das 20h, na Praça Padre Souza, na comunidade do Arará. Outras informações estão disponíveis na fanpage do grupo .

1 Resposta

Deixe uma resposta

Parceiros