Single Blog Title

This is a single blog caption

Papai Noel radical faz a alegria de crianças em Japeri

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
PapaiNoel2

Urbieta pratica vários esportes radicais e no Natal distribui presentes de maneira inusitada (Fotos: Arquivo Pessoal)

Para muitos, dezembro é tempo de deixar o espírito natalino entrar nos corações e ser mais humano. Só que diferente da maioria das pessoas, que espera o final do ano chegar para deixar aflorar o espírito humanitário, há pessoas que pensam no outro durante o ano inteiro. Uma dessas pessoas é o Afonso Urbieta Filho. Praticante de diversos esportes radicais, Urbieta, chamado pelas crianças de Seu Afonso, é conhecido em Japeri como o “Papai Noel radical”. Além de fazer a alegria das crianças todo final de ano, ele oferece gratuitamente aos moradores de Nova Belém, bairro de Japeri, cursos de caiaque e stand up paddle.

PapaiNoel6

As crianças sempre ficam ansiosas pelo momento da distribuição dos presentes

Apesar de não contar com apoio do governo ou de outras instituições, Urbieta organiza a distribuição de presentes em diversos locais de Japeri há 28 anos. A maior parte dos presentes vem de doações de pessoas que já conhecem o trabalho desenvolvido por ele e a diferença está nos meios de transporte que o Papai Noel usa para chegar até o local do evento. Ele já usou rapel, asa-delta e parapente e este ano a promessa é chegar de caiaque pelo Rio Guandu para entregar os presentes às crianças de Nova Belém.

A distribuição, marcada para o dia 26 dezembro logo pela manhã, vai reunir pais e filhos e todos os moradores que queiram se divertir. Além da distribuição de presentes, o evento ainda vai contar com brincadeiras e o instrutor se organizou para distribuir 100 sacos de brinquedos com doces. “Mesmo sendo algo mais simples em relação aos outros anos, este Natal vai ser bacana. Mostra que tem alguém dando atenção a esse pessoal. É dar carinho para receber carinho!”.

“Só teve um ano que contei com o apoio da prefeitura, mas depois desistiram e continuei fazendo por conta própria. É muito gratificante fazer um trabalho como esse”, conta, sorridente. Urbieta se organiza cerca de alguns meses para a distribuição e garante que as únicas coisas garantidas são a alegria e a surpresa ao ver o Papai Noel no caiaque.

Radical o ano todo

PapaiNoel3

Ele promove o Papai Noel radical há quase três décadas

Curioso é pensar que o Guandu possa ser cenário tanto para a chegada do Papai Noel como espaço onde acontecem as aulas de caiaque e stand up paddle. O local, normalmente lembrado por notícias negativas, como poluição e casos de violência e homicídio, ganha um novo significado. A nova empreitada de Urbieta para o rio é oferecer aulas gratuitas de caiaque e stand up paddle para crianças.

Há pouco mais de seis meses, durante um de seus voos de asa delta, Urbieta percebeu uma área em Nova Belém, que seria interessante de ser utilizada. Um espaço à beira do rio com um campo pequeno e abandonado. Ao ir até o local e ver que não tinha nenhum dono formal, veio a ideia. “A prefeitura de Japeri oferece cursos gratuitos de canoagem, mas se tem este espaço aqui porque não utilizá-lo?”, questiona.

Foi neste momento que resolveu investir em materiais como o caiaque, remos e coletes e ir até o local. “No início todos acharam estranho um homem chegar aqui e oferecer um curso gratuito desses para as crianças. Os pais ficaram desconfiados. Até eu ficaria! Mas depois viram as minhas intenções e sentiram mais confiança”, lembra do início do projeto. Atendendo cerca de 20 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, Urbieta recebe bem o carinho deles. “É muito bom vir aqui e poder ficar com eles. Quando eles crescerem vão ter boas histórias pra contar. Um dos meninos me chamou para ir da formatura dele”

No auge dos seus 62 anos, Urbieta tem força e disposição para praticar e ensinar a diversas pessoas esportes radicais como asa delta, mergulho e canoagem. Um de seus trabalhos mais conhecidos são as aulas de parapente que ele dá em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Nilópolis. Com a Prefeitura de Japeri, o instrutor participa do projeto Esportes Radicais (Turismo de Aventura), que oferece gratuitamente cursos de parapente, asa delta, rapel e canoagem.

1 Resposta

  1. Alessandra

    Afonso Parabéns pelo carinho e trabalho que faz com essas crianças. Já vi papai noel Urbieta descendo de parapente e sem vento bom pra voo chegou até de fusca! mas sempre fazendo muitas famílias felizes!

Deixe uma resposta

Parceiros