Single Blog Title

This is a single blog caption

Morre Xico Vargas, um dos fundadores do Viva Favela

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter


Xico Vargas faleceu hoje, dia 23, no Hospital Samaritano, em Botafogo. Ele vinha enfrentando um câncer de pulmão e ontem sofreu uma embolia, que o levou a morte nesta tarde.

Com 70 anos de vida e mais de 30 de experiência na comunicação, Xico foi também um dos membros fundadores do projeto Viva Favela. Em 2001, no lançamento da primeira versão do site, ele foi a figura responsável por estruturar a redação composta por jornalistas que trabalhavam diretamente com um conjunto de repórteres comunitários. Este modelo foi pioneiro e decisivo para tornar o projeto o que ele é hoje.

Em 2013 ele voltou a coordenar o Viva Favela e ajudou na implementação das oficinas de jornalismo comunitário que passaram a funcionar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ele saiu no final de 2014 para tratar a doença.

Além de sua trajetória no Viva Favela, Xico também trabalhou durante muitos anos Jornal do Brasil, foi editor-chefe do Jornal Nacional, integrou o time do Fantástico e atualmente era âncora do BandNews Rio, além de colunista do Metro.

Ele deixa a esposa, Carla Rodrigues, uma filha e uma enteada. O velório acontece amanhã, dia 24, às 10h no Memorial do Carmo.

Deixe uma resposta

Parceiros