Morre Xico Vargas, um dos fundadores do Viva Favela
Xico Vargas faleceu hoje, dia 23, no Hospital Samaritano, em Botafogo. Ele vinha enfrentando um câncer de pulmão e ontem sofreu uma embolia, que o levou a morte nesta tarde.
Com 70 anos de vida e mais de 30 de experiência na comunicação, Xico foi também um dos membros fundadores do projeto Viva Favela. Em 2001, no lançamento da primeira versão do site, ele foi a figura responsável por estruturar a redação composta por jornalistas que trabalhavam diretamente com um conjunto de repórteres comunitários. Este modelo foi pioneiro e decisivo para tornar o projeto o que ele é hoje.
Em 2013 ele voltou a coordenar o Viva Favela e ajudou na implementação das oficinas de jornalismo comunitário que passaram a funcionar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ele saiu no final de 2014 para tratar a doença.
Além de sua trajetória no Viva Favela, Xico também trabalhou durante muitos anos Jornal do Brasil, foi editor-chefe do Jornal Nacional, integrou o time do Fantástico e atualmente era âncora do BandNews Rio, além de colunista do Metro.
Ele deixa a esposa, Carla Rodrigues, uma filha e uma enteada. O velório acontece amanhã, dia 24, às 10h no Memorial do Carmo.