História de líder comunitário da Maré vira livro
Cada morador do Conjunto de Favelas da Maré tem uma história para contar. Seu Amaro Domingues, por exemplo, é um dos poucos moradores com oportunidade de ter sua vida escrita em um livro. “Essa é a história de todos nós. Eu sinto que o povo quer gritar e não tem como. Não é com arma que nós vamos conseguir, mas com muito amor”, diz. O lançamento aconteceu neste sábado (14), na confraternização “Maré que Transforma”, dentro da Vila Olímpica, espaço sonhado por ele e construído com muito esforço.
As 100 primeiras pessoas da fila receberam o livro autografado e a oportunidade de tirar uma foto com Amaro e com a autora Regina Zappa. A escritora admira o papel da liderança comunitária e vê como uma forma de dar voz às pessoas do território. Amaro agradeceu a todos e ao olhar para o livro disse: “Essa é minha luta”.
Enquanto aconteciam apresentações de dança e teatro, a família de Amaro acompanhava toda a conquista. O irmão dele, apesar da semelhança física, tem o sobrenome diferente. Francisco Domingos, de 73 anos, não vai deixar sua deficiência visual impedir que ele leia o livro. A alternativa que encontrou é pedir para a esposa ler. “Fico muito satisfeito porque meu irmão conseguiu crescer junto com a Maré. Ele caminhou muito para chegar até aqui”, conta Francisco, morador da comunidade desde a década de 80.
Rubem César, diretor executivo do Viva Rio, redigiu a abertura do livro, participação nas histórias e ações sociais com o líder. A publicação foi ilustrada com imagens do cotidiano, algumas retratadas pelos fotógrafos Ratão Diniz e Paulo Barros, moradores da comunidade. Eles buscam mostrar através de suas fotos o olhar de quem vive diariamente essa realidade.
Durante o lançamento foram realizadas diversas atividades que envolvem esporte, educação financeira e até higiene oral, com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e jovens frequentadores do espaço. O evento foi organizado em conjunto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação FC Barcelona e a Colgate.
No mesmo local, aconteceu também a Troca Solidária, que trabalha o cuidado com o outro e com a natureza. Os produtos do projeto são reciclados ou reutilizáveis e podem ser trocados por outros objetos. A ideia das oficinas, organizadas pelo Instituto UNITAS, é conscientizar as pessoas sobre o consumo e a produção do lixo. Segundo informações da Secretária Executiva do UNITAS, Valeska Xavier, mais de 1500 pessoas já foram beneficiadas pelo projeto.
Viva Rio presente
Durante todo o evento, a feira de empregabilidade do Viva Rio Eficiente ofereceu dicas básicas de entrevista e currículo, além de orientações para Pessoas com Deficiência (PCDs). O objetivo da feira é promover a inclusão social dessas pessoas no mundo corporativo.
A Dona de Casa Jéssica Santos, de 25 anos, acredita na importância de feiras como essa. “É um modo de oferecer oportunidades para as pessoas com deficiência. O meu marido tem deficiência visual e hoje esteve na feira em busca de uma chance no mercado de trabalho”, comentou.
A Orquestra da Maré encerrou a confraternização tocando sucessos da cantora Anitta. O grupo, que faz concertos dentro e fora da comunidade, esteve pela primeira vez no espaço da Vila Olímpica.
Parabéns Sr. Amaro por mais esta conquista que conta muito também da História de Vida de muitos moradores e moradoras da nossa querida e complexa Maré.
Sara Alves, Agente Comunitária da SMDS/Prefeitura do Rio ( Eterna Educadora das crianças, hoje homens e mulheres, da Escola Comunitária Tia Lúcia- Vila do João e Creche Escola Comunitária Nova Holanda).