Single Blog Title

This is a single blog caption

Ex doméstica lança segundo livro de poesias

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
FLUPP03

Aos 85 anos, Ana Maria acabou de lançar seu segundo livro de poesias (Fotos: Aline Melo)

Mostrando que não há idade certa para o sucesso chegar, Ana Maria de Souza, de 85 anos, moradora da comunidade da Maré, só teve a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas depois da aposentadoria. Há alguns anos ela atua como pintora, desenhista, atriz, cantora e poetisa. Todo este talento está sendo mostrado na Flupp (Feira Literária das Periferias), cuja edição de 2015 dura até outubro. Uma de suas pinturas ilustra a capa da coletânea de textos realizados especialmente para a Feira.

Mineira da cidade de Carangola, Ana veio para o Rio de Janeiro trabalhar como doméstica e ajudar uma tia, que na ocasião estava com o marido doente. Assim como a maioria das empregadas domésticas que vinham para a “cidade grande”, durante décadas ela morou na casa da família onde trabalhava e já ali começou a criar algumas coisas. “Às vezes eu estava limpando e tinha alguma ideia. Parava para anotar um poema, pois às vezes a ideia foge”, conta.

Depois da aposentadoria, Ana se mudou para a  Maré, onde tinha alguns parentes, e iniciou o curso de pintura com a professora Lina Mello, e de teatro com o professor Paulo Mag. Desde então não parou mais. Além de ter alguns de seus quadros impressos em cartões postais, ela acabou de lançar seu segundo livro de poesias, o “Faces de Ana 2”. A noite de autógrafos aconteceu no Museu da Maré e na Biblioteca José de Alencar, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Confira a entrevista onde ela fala um pouco mais sobre seu segundo livro.

FLUPP02

Julio Ludemir, um dos idealizadores da FLUPP, foi quem convidou Ana para ilustrar a capa da publicação

Como você está se sentindo sente-se ao lançar o seu novo livro ” Face de Ana 2″?
Me sinto muito feliz, pois no ano passado tive muito sucesso com o meu primeiro livro depois de mais de 50 anos tentando lançar, mas por obra de Deus consegui ajuda no projeto social Maré Latina, que me ajuda gratuitamente em tudo, tanto na produção, divulgação e no lançamento. Começamos no dia 05 de maio, no Museu, depois 08 de maio no Projeto Maré Latina, 11 de maio na UFRJ.

O que há de novo neste livro?
São poesias inéditas, feitas há anos e cheias de amor e carinho. Muitas poesias ilustram o que vivi na comunidade da Maré e em minha vida.

Como foi e é participar da Flupp?
É a realização de um sonho, pois pude ser mais reconhecida no mundo da literatura. Conheci o Julio Ludemir, que me convidou para ilustrar a ultima edição da coletânea de livros da Fluppe este ano recebi o convite para participar novamente deste grande evento literário.

FLUPP04

A capa é uma das obras de Ana Maria, inspirada em sua vida na Maré

Você tem blog e redes sociais?
Sim, tenho meu blog www.livrofacesdeana.blogspot.com.br e página no Facebook. São os meus principais canais onde eu mostro minha vida artística e literária.

Como foi o lançamento ano passado de seu primeiro livro e realização de seu maior sonho e reconhecimento?
O lançamento foi divulgado na mídia interna a comunidade, como a externa, como jornal do SBT , Jornal Expresso e participação na Flupp Brasil, CEFET, Museu da Maré, Mulheres de Pedra, Bela Maré, entre outros eventos importantes no meio literário. Minhas pinturas foram expostas no Bella Maré, até o final de novembro e no dia 15 de novembro até fevereiro de 2015, cinco de seus quadros foram expostos no Sesc Madureira. Tudo fruto do lançamento de meu livro que ao lerem, conheceram um pouco mais de minha vida e me convidaram para as exposições.

2 Respostas

  1. SARA ALVES

    Que alegria saber de mais uma conquista da Ana Maria, moradora da Vila do João, Complexo da Maré. Uma mulher delicada, sensível, criativa, uma Artista que nos dá orgulho de sermos moradores da Maré, pois temos Gente, como ela, pra mostrar para o Mundo que, aqui, existe um leque de possibilidade dignas também!

  2. SARA ALVES

    Que alegria saber de mais uma conquista da Ana Maria, moradora da Vila do João, Complexo da Maré. Uma Mulher delicada, sensível, criativa, uma Artista que nos dá orgulho de sermos moradores e moradoras da Maré, pois temos Gente, como ela, para mostrar para o Mundo que, aqui, existe um leque de possibilidades dignas também. Parabéns Ana!

Deixe uma resposta

Parceiros