Single Blog Title

This is a single blog caption

Filme do Viva Favela é premiado em Festival

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

O Viva Favela ganhou o prêmio na categoria Melhor Curta Documentário com o curta “Dona Silvia, a rainha das quentinhas no Alemão”, no Cine Favela Festival, que aconteceu entre os dias 10 e 19 de junho, na Rocinha.

O filme, roteirizado e dirigido pela estagiária de jornalismo Deborah Athila, conta a história de Dona Silvia, que vende quentinhas no Complexo do Alemão por apenas R$2. No documentário a paraibana Silvia, de 59 anos, mostra seu dia a dia na barraca de comida.

O prêmio é importante para a nova fase do Viva Favela. (Foto: Vitor Madeira)

O documentário foi realizado no ano passado com o auxílio do fotógrafo e correspondente comunitário Rodrigues Moura, conhecido como Seu Rodrigues, e que há anos realiza trabalhos com o Viva Favela. Ele estava ajudando em outra pauta quando indicou que a repórter almoçasse a quentinha de Dona Silvia. Depois de se deliciar com o almoço, ela viu ali a oportunidade de contar a história desta personagem singular dentro do Complexo.

Emocionada, Deborah falou que que este é um prêmio muito importante, não só profissionalmente, mas também pela história da personagem. “Esse sem dúvida foi um dos trabalhos que eu mais gostei de fazer. A Dona Silvia é uma inspiração, eu fiquei encantada com ela, com a sua generosidade, simplicidade, amor e preocupação que ela tem com as pessoas da comunidade. Sinto que ela inspira cada pessoa que assiste ao vídeo”, explica.

O fotógrafo Vitor Madeira foi recrutado para realizar o vídeo e, junto com as fotógrafas Tamiris Barcellos e Roberta Machado, fizeram as filmagens e edição sob a direção de Deborah. Madeira também ficou animado com o resultado do concurso. “Eu não esperava. Fiquei muito feliz, tenho cada vez mais certeza que eu fiz a escolha certa, de largar uma carreira de 15 anos para investir na fotografia”, comenta.

O coordenador do projeto, Carlos Costa, lembra que o prêmio é um passo importante para a nova fase do Viva Favela. “Esse prêmio marca uma retomada do Viva Favela, destacando o que ele tem de mais substancial, que é o protagonismo dos mais jovens aprendendo e produzindo com os menos jovens. Isso também significa o estreitamento dos nossos laços com as questões da cultura e da favela”, afirma.

O vídeo já conta com mais de 11 mil visualizações no Youtube.

Deixe uma resposta

Parceiros