Single Blog Title

This is a single blog caption

Profissionais incentivam saúde preventiva

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
Estrutura composta por UPA Alemão, Clínica da Família Zilda Arns e CAPS João Ferreira fica na Estrada do Itararé. (Fotos: Rodrigues Moura)

Estrutura composta por UPA Alemão, Clínica da Família Zilda Arns e CAPS João Ferreira fica na Estrada do Itararé. (Fotos: Rodrigues Moura)

Um alerta importante foi feito pelo coordenador médico da UPA Alemão, Tiago Mourão, em reunião com moradores, coletivos e imprensa locais no dia 14 de abril, no auditório da Clínica da Família Zilda Arns. “A Clínica da Família é resolutiva, mas é uma mentalidade comum aos usuários só procurarem o médico em momentos de crise, nunca para a prevenção”. Segundo ele, 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos com o atendimento nas Clínicas da Família, mas no Brasil ainda persiste a cultura de que a saúde está focada na doença e na cura, e não na promoção de saúde.

A intenção deste encontro foi fazer uma aproximação entre os representantes da saúde que atuam no Alemão, além de intensificar o diálogo e explicar o funcionamento das três unidades de saúde presentes no território, suas respectivas diferenças e especificidades.

Durante a reunião, Tiago falou sobre os três níveis hierárquicos da saúde. No primário, estão as Clínicas da Família que fazem o acompanhamento médico regular dos pacientes. As UPAS (nível secundário) servem para ocasiões de emergência, já que funcionam 24 horas por dia. No nível terciário, os hospitais são destinados aos serviços e cirurgias eletivas não emergenciais.

Janaína Vianna explica o funcionamento da Estrutura de Saúde da Família

Janaína Vianna explica o funcionamento da Estrutura de Saúde da Família

A coordenadora das UPAS do Estado, Kátia Dias, participou da reunião para conhecer mais sobre a realidade do Complexo. “O que mais sinto falta é o diálogo com o território. O foco principal das discussões deve ser o usuário”, ressaltou. Fundador do portal Voz das Comunidades, Rene Silva, concordou e afirmou que o esclarecimento para os moradores sobre os papéis da UPA e da Clínica da Família dentro do Complexo do Alemão é fundamental.

Desde o início do mês, o Viva Rio, que já administrava a Clínica da Família Zilda Arns e o Centro de Atenção Psicosocial  (CAPS) João Ferreira, passou a administrar também a UPA Alemão – e todos funcionam no mesmo endereço. Ao todo, 25 equipes de saúde da família atuam no Complexo do Alemão, segundo Janaína Vianna, gerente do Centro Municipal de Saúde. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde e atende, no máximo, 3.500 moradores.

“O acesso à saúde deve ser feito pela atenção primária, na Clínica da Família, onde há a equipe que conhece o usuário, sua família e as questões socioambientais que influenciam na saúde”, insistiu Tiago. Ele lembrou que, ao chegar à UPA, o usuário ainda passa por uma escuta qualificada e por um exame físico, para verificar ainda se problema pode ser resolvido no atendimento na Clínica da Família.

Tiago Mourão fez outro aviso: por falta de informação do paciente e de muitos médicos, muita gente que está em uma fila para ser atendida em um hospital, não precisaria estar ali, já que seu caso poderia ser resolvido através com um médico da Clínica da Família local.

Deixe uma resposta

Parceiros