Single Blog Title

This is a single blog caption

Taekwon-Do inclui jovens em Rio Bonito

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Foto: Paula Brito

Amanhã, sábado 29, o município de Rio Bonito, no interior do estado fluminense, vai receber o 1º Torneio Interacademias de Taekwon-Do ITF (Internacional Taekwon-Do Federation). O evento será realizado em Parque Andréa, uma das comunidades mais carentes da cidade, onde atua o Centro Brasileiro de TKD ITF Rio Bonito (CBTT-RB). Mais de 80 competidores vindos de diferentes localidades do Rio de Janeiro devem participar da competição, garantindo o sucesso do encontro, que tem como foco a inclusão social pelo esporte.

“A proposta é oferecer a esses jovens uma alternativa de lazer. A comunidade é extremamente carente e muitos de nossos alunos nem nunca viram um campeonato de perto. Queremos trazer mudanças na vida dessas crianças, e acredito que a melhor forma para isso é através do Taekwon-Do”, explica o faixa preta (2º Dan) Rodrigo de Oliveira Souza, 20, atual campeão brasileiro da modalidade, e “cria” do CBTT-RB. O torneio vai misturar jovens participantes de projetos sociais e alunos de academias particulares. Segundo Rodrigo, a intenção é mostrar que todos são iguais e que, assim como ele, podem se tornar campeões. “Estamos aguardando um grande número de atletas. Acabamos de completar 10 anos de projeto e será uma honra receber a todos em nossa cidade” explica o rapaz.

Rodrigo, um “espelho” para a criançada

Foto: divulgaçãoQuem vê o menino brincalhão dentro de uma academia, dificilmente imagina as dificuldades que passou para chegar até ali. Tricampeão Brasileiro, Vice-Campeão Sul-americano, Campeão do Open Internacional, Bicampeão Interestadual, entre outros, Rodrigo sempre enfrentou desafios maiores que ele. Filho caçula de uma família de três irmãos, o riobonitense perdeu a mãe para o câncer aos dois anos. Hoje, aos 20, o bolsista do Prouni – que é chamado de “espelho” por seus alunos – tenta conciliar a faculdade de Administração, com a carreira de competidor. O atleta, que representou o Brasil no Campeonato Mundial na Espanha em 2013, afirma que apesar das dificuldades, sempre treinou no projeto social “Taekwon-Do Para Todos”, do CBTT-RB. “Fazer parte deste projeto é uma grande honra pra mim. Comecei a treinar aos 10 anos e hoje vejo a importância que ele teve na minha vida. Nunca tive muita mordomia ou encorajamento, mas acredito que com força de vontade qualquer um pode ser um diferencial dentro da comunidade. Mesmo com todos os problemas, tenho muito orgulho do que eu faço”, afirma.

Foto: Paula Brito

Inspirado por Rodrigo e levado pelo amor ao esporte, o campeão carioca Kauãn de Moura Rangel, já treina há mais de dois anos. O faixa verde, de apenas 10 anos, é um dos grandes orgulhos do projeto. Morador do bairro do Boqueirão, o atleta mirim se divide entre os estudos e os treinos. Sobre o professor, o menino destaca a amizade que existe entre eles e diz que gostaria de ser como o mestre quando crescer. “Ele me trata como os outros alunos, independente do meu tamanho. É um ótimo professor, me ensinou a ter responsabilidades, educação e equilíbrio. Eu quero ser como ele um dia”, disse o pequeno.

Para a diretora do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Inês D’Ávila Borges, o projeto colabora muito no desenvolver e na aprendizagem dos alunos. Segundo ela, as aulas de Taekwon-Do ensinam as crianças a terem disciplina e estimula a autoestima. “É visível o diferencial dos alunos que participam do projeto. Tiram sempre boas notas e são mais calmos. Fiquei muito feliz em saber que esse evento irá acontecer na comunidade de Parque Andréa. É um local com poucas opções de lazer e sabemos que o esporte estimula o desenvolvimento das crianças”.

Falta apoio aos projetos sociais

Implantado em dezembro de 2003, no Distrito de Boa Esperança, o Centro Brasileiro de TKD ITF de Rio Bonito já rendeu muitos frutos em campeonatos estaduais, brasileiros e internacionais. Segundo o presidente Marcelo Mollica, faixa preta 3º Dan, a escolha da comunidade Parque Andréa foi bem simples. “O projeto começou aqui e nunca tivemos a oportunidade de trazer nenhum evento. Acho que a comunidade merece isso. As crianças terão a oportunidade de ver essa festa de perto e poder competir com alunos de outros projetos. Acredito que a integração entre o esporte e os moradores será bem intensa. A comunidade é muito carente e essa é uma chance de impactá-la socialmente”, conta.

Mollica destacou ainda a carência de estrutura dessas comunidades. Segundo ele, até o estado da quadra onde será realizado o torneio, dificulta na organização. “A quadra está com problemas, mas estamos nos esforçando para torná-la utilizável e boa para todos. Fazer esse tipo de evento no centro da cidade é muito fácil, mas queremos atingir o público que realmente necessita”, completa.

Foto: Paula Brito
Para Mollica, as autoridades do país deveriam abraçar os projetos que existem para transformar a vida dos jovens das periferias. “Apesar das dificuldades e os sacrifícios que temos que fazer pelo projeto, nossos eventos são sempre uma festa. Nós tentamos dar sempre o melhor para os alunos e a comunidade. Queremos que todas essas crianças saiam premiadas, independente dos resultados, porque o futuro está nos projetos sociais. O atual Campeão Brasileiro saiu daqui, e tenho certeza que ele não será o único”, disse.

Ainda segundo ele, o projeto social, filiado à Federação Brasileira de Taekwon-Do, sofre com problemas de estrutura. A dificuldade financeira é um dos maiores agravantes para a desistência dos alunos. “Nós vivemos num constante sentimento de espera. Os alunos sofrem com a falta de equipamento, uniformes e espaços adequados. Mas nós acreditamos que um dia será melhor, tenho fé que um dia tudo isso vai mudar”, conclui.

O torneio interacademias está marcado para sábado 29 de março, às 9h, no Ginásio Satiro Narciso de Oliveira.

Deixe uma resposta

Parceiros