Single Blog Title

This is a single blog caption

Vila Kennedy tem a melhor creche do município

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Fotos: Guilherme Junior
A Creche Municipal Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, promove ações de integração com a comunidade, buscando melhorar a educação e a qualidade de vida das crianças dentro e fora da estrutura educativa. Essas ações de aproximação têm sido recompensadas nas últimas avaliações do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Prefeitura do Rio, que colocam a creche acima da média das demais do município.

A sala das diretoras da creche, Silvia Regina e Maria Ângela, é um alvoroço nos horário de trabalho. A todo o momento, mães, educadores e outros funcionários entram e saem do escritório, de pouco mais de 3 metros quadrados. Dentro, há uma TV, um sofá, uma geladeira, computadores, e uma mesa redonda abarrotada de papéis de onde surgem as idéias destinadas à creche, aos pais, assim como a toda comunidade. “A gente trabalha em conjunto para dar a essas crianças, em seus primeiros anos de vida, uma educação de qualidade” resume “tia Silvia”, como é carinhosamente chamada a diretora. Durante a semana, a instituição recebe em tempo integral cerca de 230 crianças, entre seis meses e cinco anos de idade.

O esforço das diretoras e dos educadores vem dando resultado nos processos avaliativos da Secretaria Municipal de Educação. Silvia mostra que as estatísticas do PPA (Plano Pedagógico Anual), que avalia o desenvolvimento infantil nas creches do Município, têm aumentado anualmente. Outra estatística que orgulha as diretoras é a do chamado BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), cujo programa piloto vem sendo testado para avaliar a educação municipal no Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa nacional, ainda não publicados, saíram em setembro deste ano, com base em dados coletados em 2012. No Rio de Janeiro, as notas obtidas pela creche não poderiam ser melhores. Numa escala de 0 a 7, a integração entre pais e funcionários conseguiu 4,4, pontos contra uma média de 3,3 no restante do município. As atividades desenvolvidas com as crianças, por sua vez, foram notadas 4,2, contra uma média geral de apenas 2,1 . “Ficamos com a nota acima da média das creches que foram avaliadas nesse processo” complementa a diretora adjunta Maria Ângela.

Atividades para a família inteira

O sucesso nas notas da Creche Vila Kennedy deve-se à estreita ligação que a instituição mantém com a comunidade. Atividades de integração escola-comunidade são pensadas, juntamente com pais de alunos, para favorecer o processo de aprendizagem das crianças. “A creche vem desenvolvendo parcerias com espaços públicos e privados da Vila Kennedy buscando tornar uma comunidade com sérios problemas de insegurança e infra-estrutura, em um lugar diferente” acrescenta Silvia.

O objetivo do corpo docente é melhorar a educação das crianças com a ajuda da família e da comunidade, conscientizando da importância de estarem juntos para ajudar a construir o conceito de cidadania. Regularmente, os educadores se associam aos líderes comunitários do bairro para promover ações de cidadania. Na Semana da Educação Infantil, a creche ocupou o Centro Comunitário Irmãos Kennedy com atividades diversas. A creche também oferece atividades esportivas aos pais dos alunos na Vila Olímpica Ary de Carvalho, com a qual mantém parceria. “Para os pais, oferecemos palestras voltadas à saúde da família, exames de doenças infecto-contagiosas, oficinas de arranjos florais, atualização da caderneta de vacinação de seus filhos e muitas outras atividades.”

Josefa do Socorro, mãe de duas crianças matriculadas na unidade, confirma que a interação da creche com os pais, e demais serviços na comunidade, é importantíssima. “Às vezes algumas chegam com doença de pele ou com outros problemas de saúde e logo são encaminhadas para o posto de saúde ou UPA.” Silvia ainda destaca outra iniciativa chamada de Encontro Pedagógico entre as creches da Vila Kennedy, na qual foi discutida a importância da qualidade na educação infantil.

Buscando uma comunidade melhor

A demanda de vagas da Creche Vila Kennedy não supre as necessidades da comunidade que conta ao todo com três creches municipais em tempo integral e outras duas convencionadas com o município. A fila de espera é tão grande que a diretora Ângela defende a construção de uma nova creche. “Nós temos aproximadamente 172 crianças na fila e não aceitamos mais colocar nenhuma porque dificilmente essas conseguirão vaga” explica. Nos fins de semana, a creche abre para as famílias que estão na fila de espera. Enquanto as vagas não aparecem, elas participam do projeto Mais Educação que funciona aos sábados oferecendo acompanhamento pedagógico e atividades voltadas ao meio ambiente, esporte, direitos humanos, artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, entre outras temáticas. “Estamos sempre buscando uma comunidade melhor. Seja para nossas crianças, seja para os moradores da Vila Kennedy.”

Para ilustrar a solidariedade que une a creche à comunidade, Silvia relata recente episódio, quando a instituição fechou devido a queda de um árvore. “Ficamos dois dias sem aula. Devido à demora na retirada, mobilizamos os moradores para telefonar para a Comlurb e a Light. Fizemos um verdadeiro mutirão que resultou na remoção da árvore. Como diz a canção do Gonzaguinha: ‘Eu acredito é na rapaziada/ Que segue em frente e segura o rojão/ Eu ponho fé é na fé da moçada/ Que não foge da fera e enfrenta o leão…” conclui Tia Silvia.

Deixe uma resposta

Parceiros