Single Blog Title

This is a single blog caption

TV Caiçara, de Sulacap para o mundo

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
Foto: João Lima
Implantada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a TV Caiçara é acessível a qualquer pessoa. Através da tecnologia streaming, com a qual dados de vídeo e áudio são transmitidos pela internet, cerca de 400 filmes produzidos por 197 artistas independentes são exibidos na web. Assim, ela se tornou uma vitrine audiovisual para produções alternativas brasileiras. Este é o único pré-requisito para que uma ficção, animação, web série, clipe ou documentário faça parte do seu acervo.
Além da transmissão on line de filmes, a TV Caiçara organiza mostras, como a que aconteceu em agosto no Instituto Nise da Silveira, em Engenho de Dentro. Porém, no começo do projeto, a exibição de filmes brasileiros independentes não fazia parte da atuação da TV. Quando criada, em 2009, ela foi uma ferramenta para divulgar as ações sociais da ONG “Vida Longa e Saudável”. Somente em 2011, com uma reestruturação, a TV Caiçara passou a exibir produções não só locais, mas de todo o país.
Foto: Stella Ribeiro“Caiçara” é uma palavra de origem tupi que faz referência aos índios habitantes das regiões litorâneas – daí o nome da TV, que nasceu em Mangaratiba, município da Costa Verde do Rio de Janeiro. Hoje, o projeto funciona na casa de seu coordenador, o web designer e estudante de audiovisual Rafael Ferreira, em Jardim Sulacap, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ocupando o Hotel da Loucura 
A 2ª Mostra de Cinema Independente TV Caiçara aconteceu em agosto no Hotel da Loucura, em uma enfermaria abandonada no terceiro andar do Instituto Nise da Silveira. O evento recebeu artistas, pesquisadores e médicos para conviver com pacientes ainda internados por problemas psiquiátricos.
“Em nossa intervenção, realizamos a exibição e a premiação dos melhores filmes que passaram pela TV Caiçara entre julho de 2012 e julho de 2013. Tivemos também conversas, onde recebemos profissionais do audiovisual, para falar sobre um dos temas que mais repercute no circuito audiovisual: o rumo do cinema independente com a nova Lei da TV Paga”, conta Rafael.
A idéia é que a parceria continue, com a consolidação de um espaço para a produção, exibição e discussão do cinema independente brasileiro. “A mostra vem para complementar o trabalho iniciado na internet e faz parte de um processo de ocupação da TV Caiçara junto ao Hotel da Loucura, onde queremos criar mais um espaço de circulação para o cinema brasileiro”, explica o coordenador do projeto.
Foto: Juliana PortellaNa última sexta-feira, 4, por exemplo, foram exibidos os filmes “Cores Mortas” e “Vozes” – este último, com entrevistas de pacientes de clínicas psiquiátricas sobre normalidade e loucura. A proposta condiz com o objetivo do Hotel da Loucura em promover uma reflexão cultural e científica sobre as doenças mentais, combatendo ao mesmo tempo o seu estigma. Além da parceria com o Hotel, a TV Caiçara conta também com o apoio da Agência Diálogos, formada por alunos da Escola Popular de Comunicação Crítica.

Deixe uma resposta

Parceiros