Single Blog Title

This is a single blog caption

Chuva alaga Campo da Fé

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Foto: Wally HermannFoi profunda a decepção dos moradores de Pedra de Guaratiba com a transferência, anunciada ontem (25), da vigília e da missa papal previstas nestes sábado e domingo no Campus Fidei, localizado na Fazenda Mato Alto em Pedra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, para a praia de Copacabana.

Em entrevista coletiva no Centro de Operações da Prefeitura, o prefeito Eduardo Paes minimizou o incidente, solicitando a “compreensão dos moradores” e afirmando que o Rio “está muito feliz de receber o papa”. A decepção no bairro onde se concluiria a visita do santo padre ao Brasil, no entanto, é enorme: “Estou triste e indignada” desabafa a moradora Marta Cristina Matos. “Sem esquecer os peregrinos que pagaram pra se hospedar em Guaratiba e ter acesso às comodidades do Campus Fidei…” Peregrinos brasileiros e estrangeiros já estavam instalados em pousadas e casas da região, que há meses se preparavam para recebê-los.

Frente a esse novo cenário, o clima também é de revolta. “É triste admitirmos isso, completa Eleide Melo, mas as obras em Guaratiba realizadas pela prefeitura são todas feitas dessa forma. Na Transoeste, no Programa Bairro Maravilha Oeste do Vilamar, na avenida Carlos da Silva Rocha: todas apresentam problemas de alagamento. Agora temos mais esse dissabor de ver a vigília e a missa transferidas, por incompetência dos engenheiros, que não previram tais conseqüências. Mais uma vez, fomos postos de lado, nossas obras são feitas a toque de caixa, não se importam com o povo que vive aqui”.

Após o choque, as reivindicações

Uma manifestação está prevista no domingo, na Igreja N. S. do Desterro, em Pedra de Guaratiba, e pretende dar voz a essas insatisfações. Asfaltamento precário, transportes insuficientes, ausência de UPA 24hs, figuram na pauta dos protestos. Ativistas da Mídia Ninja foram convidados a registrar o evento. A idéia, segundo a convocatória, é “aproveitar a oportunidade única de termos os olhos do mundo voltados a nós” para protestar contra a falta de infraestrutura no bairro.

O Campus Fidei foi erguido em um terreno de 1,362 milhão de metros quadrados. A área fica em uma baixada e, por causa da chuva ininterrupta desses dois últimos dias, concentrou vários bolsões de alagamentos. A empresa Dream Factory, responsável pela infraestrutura do carnaval carioca e escolhida pela prefeitura para esta empreitada em Guaratiba, é tida como responsável, junto com a administração municipal, deste verdadeiro fiasco. Algumas vozes também já questionam aspectos mais políticos: quais foram os critérios para a escolha do terreno, que se situa em área particular? Houve gasto de dinheiro público nessas obras de infraestrutura? A população local suspeita que o terreno seja revendido em lotes, após as obras de terraplanagem financiadas pela prefeitura.

Os moradores já tinham se conformado com os transtornos no transporte urbano e com as medidas do Exército, que assumiu a segurança de toda a área em torno do Campo de Fé, num raio de 13km. Mas agora, com a anulação do evento, o legado da visita do papa a Guaratiba é só lama, e decepção.

Deixe uma resposta

Parceiros