Single Blog Title

This is a single blog caption

Exposição Fotográfica – Uga, Uga, Há Há Há – Da Lama ao Bloco.

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

 


A Fotografia realmente tem o poder de contar historias, transmitir sensações e emoções, trás a tona a vontade de estar e de vivenciar aquilo que os olhos estão vendo.

Ratão Diniz mostra em seu trabalho poético um pouco de historia do Brasil dentro da festa do carnava,l mostrando o tradicional Bloco da Lama de Paraty.Para os apaixonados por fotografias e todos os visitantes as imagens capturadas pelo olhar humanista desse talentoso fotografo, trás ao nosso conhecimento e lembranças as historias de Paraty e a tradicional festa dessa época do ano que e festejada de uma forma bizarra mais cheia de alegria, acrescentando um pouco de mistério e curiosidade. As imagens do Bloco da Lama mostra a igualdade no aspecto de todos estarem coberto por lama mais as características de cada folião remete a uma historia contada pela própria fotografia, desde os olhares, as expressões, as mascaras, os detalhes compondo uma fantasia, a multidão e o respeito de manter a alegria, vale a pena uma visita a essa linda exposição que faz a gente procurar saber mais sobre a tradição do bloco da lama, pesquisar sobre a cidade e sobre a vida e o trabalho do fotografo que trás para perto do povo um pouco do saber das suas maravilhosas experiencias.

Por: Viviane Ribeiro   

Sobre o Bloco da Lama de Paraty –Num sábado de carnaval, há 15 anos atrás, alguns amigos brincavam de lama no mangue da Praia do Jabaquara quando perceberam que estavam irreconhecíveis. Saíram daquele jeito pelas ruas do Centro Histórico da cidade, causando um grande impacto. Surgia ali um dos blocos mais bizarros do carnaval brasileiro: O Bloco da Lama. No ano seguinte, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de uga, uga, rá, rá ! Por ter crescido tanto de lá para cá, os organizadores e a Secretaria de Turismo de Paraty têm feito campanhas junto aos participantes, através da mídia local e folhetos informativos, sobre a importância de não sujar paredes, carros ou pessoas que estejam passando pelas ruas, honrando assim, o nome do bloco e ajudando a preservar a tradição.    (http://www.paraty.com.br/blocodalama/)  

SESC de Ramos   Endereço: Rua Teixeira Franco, 38 Rio de Janeiro  Abre Exposição – Uga, Uga, Há Há Há – Da Lama ao Bloco. de Ratão Diniz que fica do dia 13 de Janeira até 29 de Fevereiro. Curadoria de Joana MazzaMontagem de Alexandre Silva e Renan OttoUm recorte poético dos últimos 7 anos na história do tradicional Bloco da Lama de Paraty, através do olhar humanista do fotógrafo Ratão Diniz.       

No cenntro  o fotografo Ratão Diniz com os amigos e tambem fotografo Alexandre Silva e Alexandra Silva que prestigiaram a Exposição (foto cedida pelo Alexandre Silva)

 

 

 

 

 

  

Deixe uma resposta

Parceiros