Single Blog Title

This is a single blog caption

Resumo da 1ª reunião de pauta da Revista #16

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

A primeira reunião de pauta da Revista #16, sobre LGBT nas favelas, aconteceu no dia 6 de agosto, com a presença do Milton Quintino, editor convidado da edição.


A primeira reunião de pauta da Revista #16, sobre LGBT nas favelas, aconteceu no dia 6 de agosto, com a presença do Milton Quintino, editor convidado da edição. Correspondentes também participaram da videoconferência, comentando as suas sugestões de pautas e discutindo o tema de diversidade sexual com o Milton Quintino e a equipe editorial do Viva Favela.

Diversas abordagens sobre o tema LGBT foram mencionadas por Milton, como a aceitação social em relação à diversidade sexual nas favelas e o aumento da visibilidade da comunidade LGBT nas comunidades e periferias do Brasil. A influência da religião e o tráfico de drogas também foram assuntos levantados durante a reunião. Há uma perseguição destes segmentos à comunidade LGBT nas favelas? Segundo Milton, “no auge do Comando Vermelho, houve perseguição aos cultos afros e muitos terreiros deixaram de existir. Isso impacta diretamente a aceitação e respeito à diversidade sexual. Os religiosos fundamentalistas são muito agressivos com a heterodoxia sexual”.

Quando pensamos em LGBT, não podemos deixar de mencionar a Parada Gay. Ela acontece em diversas cidades ao redor do mundo, e, claro, também nas favelas brasileiras. Milton sugeriu a investigação sobre como os grupos e coletivos que participam da Parada se preparam para o evento. Existem também grupos de dança – formados por homossexuais – que se apresentam nestas marchas e em boates LGBTs. Como é aceitação deles por parte dos militantes? E como eles escolhem seus repertórios? Eles possuem músicas autorais ou apenas fazem covers de músicas conhecidas? Ajude-nos a conhecer mais grupos de dança LGBT!

Outras questões levantadas durante a reunião de pauta foram o transexualismo e bissexualidade. Uma das pautas sugeridas para a Revista foi o preconceito que um transexual enfrenta no mercado de trabalho. Milton deu a dica do focar a pauta em uma carreira mais “careta”, supostamente mais conservadora em relação à sexualidade de seus empregados. Sobre a bissexualidade, Milton acredita haver um conflito de gerações: “Era o comportamento sexual que gerava mais antipatia e desconfiança na minha época. Na classe média, hoje, sei que os jovens reagem com naturalidade”.

As leis anti-homofobia que tramitam no Congresso também foram lembradas na discussão. Os sistemas de proteção à comunidade LGBT funcionam? Quais seriam as dificuldades que a nova proposta de lei poderia enfrentar? E estas leis? Será que elas sobem o morro ou ficam só no asfalto?

E aí? Estas sugestões e questionamentos levantados durante a primeira reunião de pauta da Revista #16 ajudam na reflexão sobre este assunto tão polêmico? O que rola na sua comunidade? O que você vê ao seu redor sobre o tema? Sua proposta pode enriquecer ainda mais a Revista! Se quiser participar da produção, envia sua sugestão de pauta para revistas@vivafavela.com.br. Corre que ainda dá tempo! Não se esqueça de dizer como você pretende abordar a pauta, quem você poderá entrevistar, o formato da sua produção (texto, vídeo ou ensaio fotográfico) e por que sua pauta tem ligação com o tema Favela. Quanto mais informações, melhor!

A segunda reunião virtual acontecerá no dia 19 de agosto, segunda-feira, às 16h. A reunião virtual será feita através do site WEBOconference. Para entrar na sala, escolha a opção “Guest” (convidado) na caixa de diálogos. Em seguida, uma próxima tela solicitará que você digite o nome da sala (“meeting name”). Escreva vivafavela (em letras minúsculas e tudo junto!). Logo depois, informe seu nome e clique em “Connect” (conectar).

Te esperamos lá!

Deixe uma resposta

Parceiros