Single Blog Title

This is a single blog caption

Elyte Burguer: o McDonalds da Vila Kennedy

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Fotos: Guilherme JuniorPara quem vai de transporte público de Campo Grande ou Santa Cruz para o Centro do Rio pela Avenida Brasil, certamente já passou pela Praça Miami, coração da Vila Kennedy. Em meio a transeuntes, ônibus barulhentos, sons de carro e um mar de gente esperando a condução para o trabalho, pode-se ver uma estátua da liberdade silenciosa fincada no centro da praça. Para quem desconhece a história da comunidade, a estátua foi um presente oferecido pelo governo do então presidente norte-americano John Kennedy ao governo de Carlos Lacerda na década de 60, através do projeto conhecido por “Aliança para o Progresso”. Dizem os mais antigos moradores do bairro que o monumento foi criado pelo mesmo escultor que criou a original que está localizada em Nova York, o francês Frédéric Auguste Bartholdi.

Com a expansão da cultura americana ao redor do mundo após a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas da terra do Obama se fixaram no Brasil. Foi assim com a rede de fast-food McDonalds, uma das maiores lojas de comida rápida do mundo. Bem longe do glamour das cidades americanas, um ex-funcionário da empresa, morador da Vila Kennedy, Thiago Brandão, resolveu abrir um estabelecimento que pudesse ter um sabor a altura dos sanduíches da famosa rede de fast-food, porém com um preço mais em conta. Daí surgiu o Elyte Burger.

Sonho de abrir lanchonete nasceu depois de trabalhar no McDonalds

“Quando eu trabalhava no McDonalds, achava fantástico. Foi uma grande escola. Além de aprender a trabalhar na produção da comida, também aprendi a lidar com dinheiro, trabalhar sob pressão. Foi um divisor de águas na minha vida. Depois que saí, abri um quiosque já pensando na qualidade dos alimentos. Há dois meses, um amigo que possuía uma lanchonete resolveu passar o ponto e me ofereceu. Desde então me divido entre o quiosque e a lanchonete”, conta Thiago.

Atualmente, ele emprega quatro funcionários. “Prezamos pela qualidade e higiene da lanchonete. Aqui trabalhamos com muito amor. Gosto daqui, pois é um trabalho mais família. Não temos problemas uns com outros e gostamos do que fazemos”, diz Fabiane, funcionária do Elyte que também trabalhou no McDonalds.

Enquanto na rede de fast-food americana o campeão de vendas é o Big Mac, no Elyte Burguer o lanche mais cobiçado é o Elyte Mega, um sanduíche com quatro carnes, alface, queijo e molho Elyte, que com refrigerante e batata frita sai por apenas R$ 13,90. O valor é aproximadamente R$ 5 mais barato que o famoso Big Mac e há quem diga que o sanduíche do Elyte é mais saboroso que o do McDonalds. 

Quem ficou com água na boca e quiser provar os sanduíches do Elyte Burguer, a lanchonete fica na avenida Guianas, 7, a três minutos da Praça Miami e da ilustre herança deixada pelos americanos, a Estátua da Liberdade carioca.

Deixe uma resposta

Parceiros