Single Blog Title

This is a single blog caption

Início da Primavera e Dia da Árvore no Parque do Mendanha

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Na zona oeste do Rio, região conhecida pelo forte calor, uma grande área verde é uma espécie de oásis.


Na zona oeste do Rio,  região conhecida pelo forte calor,  uma grande área verde é uma espécie de oásis.

A Primavera já está chegando e com ela o Dia da Árvore. Aqui no Rio, praticamente temos duas estações, Muito Calor e Menos Calor. Impossível não reconhecer que o Verão é a época do ano preferida de tantas e tantas pessoas, mas é lógico que a Primavera tem o seu charme e é nesse período que comemoramos o DIA DA ÁRVORE.

O Parque Natural do Mendanha é uma imensa área verde na região onde faz mais calor na cidade do Rio de Janeiro, a zona oeste. E nesta quarta-feira (18.09), já dando início a comemoração da chegada da PRIMAVERA, os responsáveis do PNM, especialmente o gestor do local, João Galdino, informam que um grupo de Bangu e de Campo GRande visitarão o parque e participarão de atividades educativas, palestras e oficinas sobre o meio ambiente e ainda participação do plantio de algumas mudas de Pau-Brasil.

Bastante visível por quem passa pela Avenida Brasil, na parte da zona, a Serra do Mendanha divide o município do Rio de Janeiro e o de Nova Iguaçu. Segundo especialistas, na Serra do Mendanha podem ser encontrados animais como macacos-prego, tatus, esquilos, gaviões, corujas, aranhas, escorpiões, sapos e outros. Dentre a vasta vegetação da Serra do Mendanha existem espécies como jequitibás, sapucaia e maçaranduba.
Parte da Serra do Mendanha fica bem perto da Vila Kennedy e entre outras preciosidades naturais, a Serra do Mendanha abriga um parque que é muito visitado por quem mora na VK e também por moradores da Carobinha, Bangu, Campo Grande, Nova Iguaçu e de outros lugares.

O Parque Natural Municipal do Mendanha foi criado em 2002 e fica na Estrada Guandu do Sena. Pegando o ônibus 812 em Bangu, você passa pela Vila Kennedy e menos de 10 minutos depois você desce em frente à entrada do parque e aí é só fazer uma caminha de menos de 5 minutos e curtir o que a natureza tem pra te oferecer de melhor. Muitos moradores que residem perto do parque, costumar chegar até ele de bicicleta.

No parque você pode aproveitar para curtir muito, mas muito verde, mas uma das primeiras e principais dicas é levar o seu repelente, já que os insetos estão no seu meio natural. Pra se divertir você pode caminhar por uma das diversas trilhas ecológicas (o ideal é se orientar com os guardas antes de começar a caminhada) ou então atravessar a ponte suspensa. O Parque do Mendanha ainda oferece para os visitantes churrasqueiras e é só o visitante levar sua carne e tendo alguma disponível, preparar o seu almoço ali mesmo, lembrando que na alta temporada, no verão, o parque costuma fica mais cheio e então quem quiser usar uma das churrasqueiras tem que chegar cedo.

Recentemente a imensa piscina do parque foi reaberta depois de um grande período de manutenção. Desde março vem sendo feitas algumas pequenas mudanças no parque e entre elas o início da gestão do senhor João Galdino, morador da Vila Kennedy, líder comunitário voltado para questões sociais, de saúde e principalmente para assuntos do meio ambiente assumiu como Administrador do parque.

É importante lembrar que o parque é importante não só para o lazer, mas também para que as pessoas tenham mais cuidado com a natureza. Os visitantes devem procurar se orientar sobre as regras do parque com antecedência antes de visitá-lo.

Breve histórico
No final do anos 1800, quando boa parte da zona oeste ainda era rural e a Vila Kennedy ainda não existia (foi criada na década de 1960), o trem chegou a Bangu e com ele veio a Companhia Industrial do Brasil, Fábrica Bangu, como ficou mais conhecida. A fábrica comprou algumas áreas na região, inclusive para criar casas para os seus trabalhadores e assim se deu a popularização do bairro.

Para poder realizar suas atividades, a fábrica precisava de bastante água e por isso ela recorreu a Serra do Mendanha e com o passar do tempo parte do local passou a ser utilizado para o lazer dos funcionários da fábrica.

Apesar da prosperidade da Fábrica Bangu, ela foi à falência e suas propriedades foram vendidas. Atualmente onde era a fábrica existe o Bangu Shopping e no espaço que era a área de lazer dos funcionários hoje existe o Parque do Mendanha, que é administrado pela Prefeitura. 
 

Deixe uma resposta

Parceiros