Single Blog Title

This is a single blog caption

Inclusão através do Turismo e da Cultura

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Empreendedores, profissionais da área de Turismo, integrantes de órgãos como SEBRAE, autoridades públicas, cariocas e estrangeiros estiveram presente no debate O TURISMO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EM FAVELAS, realizado no Complexo Tabajaras. O evento faz parte do projeto Rio, Cidade sem Fronteiras e foi uma realização do jornal O DIA.

O evento começou com a participação dos moradores do Tajabaras

 

                                      O grupo Hip Hop Dance In Rio, formado por jovens moradores do Tabajaras abriu o evento.

Logo em seguida, o jornalista André Balocco, um dos responsáveis pela realização do evento, convidou aqueles que iriam compor a mesa de debatedores.

 

Gilmar Lopes, morador do Tabajara, Guia de Turismo e fundador da Tabritur (Tabajaras/Cabritos Turismo), lembrou que “o Turismo além de atividade ecônomica, é principalmente uma forma de inclusão social. Quando a comunidade ganha com o Turismo, o morador também ganha.” Gil, como ele é mais conhecido, ainda lembrou da importância das relações humanas nessa atividade, “o Turismo é uma indústria que não pode ser feita por máquinas.

A representante do SEBRAE, Fabiana Xavier, Analista do setor de Empreendedorismo em áreas pacificadas, foi a segunda a falar e lembrou da importância da instituição junto ao desenvolvimento dos empreendedores da área de Turismo.

                                       “É preciso fortalecer as ações que já existem nos territórios de comunidades e favelas”, afirmou a integrante do Rio + social, Loraine Maia.

O evento continuou com a fala da Artista Plástica e Guia do Santa Prazeres Tour, Carmem Givoni, que apresentou informações sobre o trabalho turístico realizado no morro dos Prazeres e os benefícios que os moradores da localidade tem tido na interação com aqueles visitam o morro.

Por fim, o Subsecretário Municipal de Turismo, Philipe Campello comentou que o órgão  tem interesse em conhecer novos projetos turísticos e numa demonstração do seu comprometimento como servidor público, deixoou seus contatos para aqueles que desejarem fazer contato com ele.

Alguns dos presentes também fizeram suas intervenções. Atendendo a gentileza do jornalista André Balocco, que citou a minha presença no evento, falei um pouco da minha experiência como Guia de Turismo, atuando desde 2003 na área. Também falei da possibilidade que a Vila Kennedy tem de também desenvolver uma trabalho nesta área. No último sábado, um pequeno grupo de estudantes estrangeiros esteve na Vila Kennedy e conheceu um pouco da comunidade, vendo de perto a (réplica) Estátua da Liberdade, o Teatro Mário Lago, entre outros locais de interesse.

Além do Turismo, que poderá colaborar com o Turismo e a qualidade de vida de na Vila Kennedy, a Cultura já tem feito a diferença. A reabertura do Teatro Mário Lago e a atuação de artistas locaism tem permitido que os moradores da Vila Kennedy tenham mais alternativas. No próximo sábado, quem mora não só na Vila Kennedy, mas na Zona Oeste, poderá curtir o melhor dos anod 80 na Quadra da Vila Kennedy.     Também no próximo sábado, outra grande alternativa de diversão é a apresentação Funk Brasil, 40 anos de Baile, que acontecerá no Teatro Mário Lago.       O Empreendimento Nosso Sonho Turismo acredita na Cultura e no Turismo como forma de desenvolvimento social e intelectual e por isso, procura indicar sempre alternativas de diversão e lazer, além de realizar eventos turísticos com os moradores da Vila Kennedy,  

Deixe uma resposta

Parceiros