Single Blog Title

This is a single blog caption

Em um beco crianças jogando bola!

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Por Jean Mello

Em um beco, travessa da Yervant Kissajikian, zona sul de Sampa, Cidade Ademar. De dentro do busão, contemplei algumas crianças jogando bola. Foi pouco tempo, mas parece que durou a eternidade que o momento me permitiu. Tempo duradouro, livre.

A bola parecia velha e, mesmo assim, pude vê-los, meninos sorrindo, gargalhando. Não prestei atenção em mais nada em volta, nem se o ponto que eu ia descer estava chegando, apenas no simples ato de brincar.

É, mas não iria ficar estático, tinha de vir o movimento. Interrompido fui ao, depois de quase ter entrado em êxtase – é muito raro ver crianças brincando perto das movimentadas avenidas –, o contraste me obrigou a observar o bar lotado de pais de família, em plena luz do dia. Detalhe, a maioria composta de homens negros.

Existem várias discussões sobre estas questões. Mas nas periferias não precisa de dados estatísticos para perceber o efeito devastador que isso produz nas famílias e nas relações sociais. Óbvio, reduzir aos efeitos, e não tocar no assunto das causas, seria um caminho um tanto quanto irresponsável de minha parte. Faço uma reflexão em cima das origens em outro texto.

Todo mundo se cala, no assunto ninguém toca. Sério, preferia ter parado na cena das crianças brincando. Não por moralismo, e sim por saber da realidade. Estava bem melhor assim…

Deixe uma resposta

Parceiros