Single Blog Title

This is a single blog caption

Diversas comunidades marcam presença na Marcha para Jesus na Sapucaí

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Mano George / Complexo da Pedreira / Lagartixa / RJ

Fotos: Reinaldo Reis / Éden 

A multidão segue em direção ao grande palco na Marquês de Sapucaí

Pela primeira vez a Marcha para Jesus tem o seu grande palco na Marquês de Sapucaí, local que marca a história do samba no Centro do Rio de Janeiro. O evento aconteceu no último dia 30/5, e reuniu cerca de quarenta mil pessoas que cantaram e dançaram ao som dos grandes nomes da música cristã da atualidade, como Thalles Roberto,William Nascimento, Fernandinho, Kleber Lucas, Eli Soares, Sarando a Terra Ferida, Flor de Lis, Renascer Praise, Nani Azevedo, entre outros.

Público na expectativa de cada show

A cada ano a Marcha vem alcançando um público diversificado, pessoas de diversos lugares e também de outras religiões são adeptas desse evento que passou a fazer parte do calendário oficial de cultura do estado e da cidade do Rio. Um exemplo claro dessa abrangência de público é Reinaldo Reis, de 26 anos, morador de Vila Zumira, em Éden, que apesar de espírita aceitou o convite para ir ao evento através de um amigo e confessa ter se surpreendido com o show na Apoteose. “Eu não conhecia o evento e na verdade a oportunidade de participar partiu a convite do meu amigo Filipe, eu não imaginava que um evento evangélico fosse ter essa proporção, essa quantidade de pessoas de vários estilos, classes sociais… Eu vi muitas pessoas de mente aberta, diferente daquele crente beato, fanático, que discute por qualquer coisa. Encontrei muitos amigos meus que não acreditaram ao me ver ali, o que achei bem legal”, disse Reinaldo.

Público vibrando ao som de William Nascimento

 

O avanço dos evangélicos nas comunidades e favelas do Rio nos últimos anos demonstram que a música evangélica rompe os limites de cor, credo, raça ou etnia, ela rompe as barreiras entre a favela e o asfalto. O jovem Filipe Mendes, militante do Movimento Negro, deixou clara a importância do negro na música gospel, “o cristianismo veio para dar o amparo e a Marcha para Jesus veio para esse complemento espiritual. A música gospel é oriunda do estilo musical Negro Spiritual, ela é intimamente ligada à questão do negro”, disse Filipe ao se referir da contribuição dos negros na música gospel em todo o mundo, onde em meio ao sofrimento nas senzalas, nas lavouras e nos navios negreiros, os negros cantavam hinos de louvores a Deus.

A força da música gospel rompendo barreiras é explicitada também na vida dos famosos do ramo como Thalles Roberto (um dos maiores nomes do gospel no Brasil) e Kleber Lucas (vencedor do 14º Grammy Latino na categoria melhor álbum de música cristã em 2013), ambos vieram das comunidades pobres do Brasil, Thalles viveu em uma comunidade no bairro de Passos, chamada São Francisco, no interior de Minas Gerais, já Kleber Lucas é oriundo de uma comunidade muito simples em São Gonçalo, passando a morar no ano de 1981, na comunidade do Cavalão em Niterói.  A história de vida de cada um desses cantores negros mostra para os jovens oriundos das comunidades que é possível realizar os sonhos e vencer.

  

 Equipe The Kingdom presente na Marcha para Jesus

Ao decorrer do evento na Sapucaí foi notória a presença de organizadores de festas como a tão conhecida Gospel Night (baile cristão renomado no Rio), assim como também representantes da mais nova festa de sucesso da música black cristã da Baixada, a The Kingdom, organizada por Filipe Rafael e equipe; além disso a comunidade mais uma vez foi representada na Marcha pelo conceituado projeto Faixa Preta de Jesus, projeto este que vem ressocializando centenas de jovens na sede da ONG no bairro de Nova Iguaçu, inclusive meninos de rua,  onde o projeto atende  mais de 400 alunos de diversas comunidades da Baixada Fluminense, como Chatuba, Morro Agudo, Grão Pará, entre outras, conforme depoimento de Ricardo Cavalcante, um dos diretores da instituição. Vale lembrar que o projeto vem profissionalizando diversos alunos para o MMA (Artes Marciais Mistas).

 

 Sarando a Terra Ferida, Filipe Rafael e Mano George (The Kingdom) 

O cantor Fernandinho, outro grande artista da música cristã, após cantar no evento falou do crescimento da música gospel nas periferias do Brasil. “A igreja sempre vai avançar em qualquer lugar, nós temos que tomar posse disso e não podemos nos intimidar aonde Deus nos colocar temos que ter ousadia”. Já a respeito de trabalhos sociais, Fernadinho disse ainda que tem um amor muito grande pelas crianças da Amazônia, “eu tenho três filhos e me dói muito quando eu vou à Amazônia e crianças da idade dos meus filhos (sete anos) tem relações sexuais por causa de um saco de farinha, por causa de um saco de feijão, é uma coisa que me dói na minha alma, então eu estou procurando ajudar de alguma forma. Eu sei que as necessidades estão aqui do lado (na cidade do Rio de Janeiro), a gente tem que escolher um lugar pra poder ir melhorando e assim fazer a nossa parte”.

 

 Kleber Lucas no palco da Marcha

Ao término do grande show na Sapucaí, a jovem Valesca Soares, de 19 anos, moradora do bairro da Prata, no município de Belford Roxo (próximo ao morro da Igrejinha), destacou a organização da Marcha como fundamental para o evento: “O que mais me chamou a atenção foi a organização da Marcha e o local que foi bem mais amplo e mais acessível para o pessoal esse ano, além dos grandes shows de Thalles Roberto, Fernandinho, Kleber Lucas e Renascer Praise”, afirmou Valesca.

Eli Soares encerra o evento com seus sucessos

 

Deixe uma resposta

Parceiros