Natal pop encanta Nova Iguaçu
A magia do Natal chega mais cedo na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com trenó, neve, duendes, personagens infantis e, claro, o Papai Noel! O bom velhinho é o grande anfitrião do espetáculo Natal Encantado que, em todo o mês de dezembro, percorre praças e ruas de 11 bairros de Nova Iguaçu. É o segundo ano consecutivo que a cidade comemora essa data de um jeito especial.
A Cia de Artes Cênicas de Nova Iguaçu tem encantado o público com o evento, que é idealizado e dirigido por Marcelo Borghi, através de uma parceria feita pela Fenig (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu) e a Secretaria Municipal de Cultura.
Para o diretor, “apresentar um espetáculo de excelência aumenta a autoestima dos moradores do lugar”. A resposta (do público) é muito bonita; as pessoas vão assistir com a família”, comemora. Borghi considerou que o saldo final foi muito positivo e justificou o sucesso da apresentação pelo empenho e preparo de toda a equipe.
Os figurinos são um dos pontos altos do espetáculo, que conta a história de duas crianças de rua que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar o Natal. Uma delas conhece o Papai Noel e vai à casa dele ver como é feito o Natal. O musical apresenta um presépio vivo que mostra o nascimento de Jesus e apresenta canções de desenhos animados conhecidos como A Bela e a Fera e Frozen, entre outros.
O figurinista e coreógrafo Marcio Paulino se inspirou nos contos de Walt Disney para realizar o trabalho. Ele explica que seu desejo é “levar um pouco mais da magia para crianças e adultos”. Toda a produção do figurino foi feita no atelier da Cia. de Artes Cênicas e os bailarinos envolvidos no musical são moradores de Nova Iguaçu.
A abertura do espetáculo é feita pelo violinista Allyrio Mello, que participou da abertura do Rock in Rio em 2013. Durante toda apresentação ele interage com o público, que sempre corresponde. Em Comendador Soares, quando terminou a primeira música, Allyrio foi muito aplaudido. Joana Silva, 19 anos, ficou encantada: “Nunca tinha assistido nada assim”, conta. Ele tocou um pouco da 5º Sinfonia de Mozart e outras músicas mais populares como “Fico assim sem você”, de Claudinho e Buchecha.
Os gritos calorosos foram durante a música “Show das Poderosas’, principal hit da cantora Anitta, apresentada pelo violinista enquanto a plateia cantava e dançava. Vinicios Quintino, 16 anos, disse ter adorado a apresentação. “Eu nunca tinha visto, mas foi maneiro, ele toca muito”. Quando o bom velhinho subiu ao palco, Allyrio se despediu tocando “Noite Feliz”.
Personagens infantis clássicos e atuais
Papai Noel subiu ao palco para interagir com o personagem do menino de rua, e, sempre que repetia a frase: “Na minha casa o Natal é assim…”, uma atração diferente subia ao palco e animava a todos. Quando os personagens do filme A Bela e a Fera se apresentaram, um coro dizia: “Não acredito!”. Angélica Maria, moradora de Comendador Soares há 40 anos, levou a neta e a filha para assistirem e não se arrependeu. “Está muito lindo, eles capricharam mesmo. As meninas estão adorando. Tinha que ter mais coisas assim aqui”.
As crianças tinham lugar privilegiado, bem próximo ao palco. E quando Ana, personagem do filme Frozen, começou a cantar, elas cantaram junto. A letra das músicas era conhecida pela maioria, e as crianças formavam um coro junto com a personagem. O alvoroço maior foi quando a personagem Elsa, irmã de Ana, entrou em cena. As crianças gritavam seu nome durante o intervalo das músicas.
Quando a atriz trocou de figurino diante dos olhos da platéia e a “neve” começou a cair sobre ela, dando um toque de realidade, Daniele da Silva começou a procurar sua filha de sete anos, para que ela não perdesse um minuto da apresentação do filme preferido: “Pena que meu celular descarregou, queria poder filmar. Estou tão emocionada quanto a Giovana. Está tudo muito lindo!”. Ela acrescentou ainda, a importância de eventos culturais gratuitos na cidade: “Eles precisam fazer isso para atender as crianças que não podem ir a shows e peças de teatro, a gente não tem quase nada aqui para as crianças”, reclamou.
A última parte da apresentação foi o nascimento do Menino Jesus, em um presépio montado no palco. Quando acabou, Papai Noel retornou para agradecer a presença de todos e falar sobre o verdadeiro significado do Natal e o que ele representa. Quando todos os participantes do musical se juntaram a ele, o bom velhinho chamou os dançarinos do passinho para ficar ao seu lado e disse: “Na minha casa, vou mostrar como eu festejo…”. E Papai Noel encerrou dançando funk com o Bonde do Papai Noel e arriscando o passinho ao lado dos dançarinos. Victor Junior, nove anos, abriu um sorriso mostrando que se identificava com a música e antes de correr para dançar com as outras crianças conseguiu dizer: “Que Natal maneiro!”.