Festa do Aipim vira megaevento em Nova Iguaçu
A Festa do Aipim se tornou atração de inverno na Baixada fluminense. A 9ª edição, que aconteceu de 7 a 11 de agosto, atraiu cerca de 150 mil visitantes no bairro do Tinguá, distante de 40 minutos do centro de Nova Iguaçu. Foram cinco dias de festa, com barracas de comidas típicas e restaurantes servindo diversas iguarias a base de aipim. Quem foi à festa também pôde curtir o parque de diversões, uma exposição de animais, e vinte espetáculos distribuídos em dois palcos.
Desde o século 19, o aipim é fonte de sustento para muitas famílias do Tinguá. A mandioca, ou macaxeira, é cultivada em larga escala na região – e o costume de comer no café da manhã a raiz cozida, quentinha, com manteiga, é hereditário por lá. Cozinheira de mão cheia, Ana Beatriz Souza Oliveira Sales (47), mais conhecida como Bidu, conta que sua avó já vendia bolinhos de aipim na antiga Estação de Trem de Tinguá para ajudar no sustento na casa. “Foi com ela que aprendi a fazer os quitutes”, revela Bidu, que atualmente tem um comércio na principal praça do bairro, onde prepara as mais variadas refeições com aipim.
Da festa comunitária ao megaevento turístico
A idéia da Festa do Aipim surgiu em 2003 de um grupo de agricultores locais, e foi tomando proporções maiores ao longo dos anos. “Fico orgulhoso de ver a minha cidade assim. Com um espaço que vai virar referência de megaeventos na região da Baixada Fluminense. Vamos trazer melhorias urbanas e ambientais a toda região para que, em 2014, os dez anos da Festa do Aipim virem uma apoteose”, exulta Augusto Moura, agricultor e um dos produtores do evento.
A organização da festa ainda não finalizou seu balanço, mas estima que o evento gera em torno de 10 mil empregos diretos e indiretos e movimenta cerca de 10 milhões de reais, dando um grande impulso para a atratividade turística e econômica da região.
A jovem Thaline Flores (24), moradora do centro de Nova Iguaçu, conta que ficou animada com a dimensão que tomou a Festa do Aipim: “Estou impressionada com a qualidade das atrações e com o ambiente familiar da festa”. Dentre os artistas presentes, subiram no palco o cantor gospel Thales, a cantora Daniela Mercury, e o grupo Revelação, que encerrou o evento no domingo (11/08), com público de 10 mil pessoas.