Single Blog Title

This is a single blog caption

Maré reclama por saneamento básico

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Há décadas, 132 mil moradores do conjunto de favelas da Maré, Zona Norte do Rio, convivem com mau cheiro, ruas sujas e o risco de contrair doenças por conta do acúmulo do lixo exposto e desordenado nos becos e vielas das 16 comunidades da região. O problema da falta de saneamento básico afeta todas elas. Uma pesquisa do Instituto Pereira Passos (IPP), divulgada em junho, alertou que, diariamente, são produzidas 205 toneladas de lixo domiciliar, público e resíduos de construção civil na Maré. 

 

Fotos: Thais Cavalcante

Os catadores se atrapalham com o fechamento automático dos laranjões  

Por ser uma comunidade de grande porte, foi a primeira a receber os testes dos novos serviços de limpeza, inaugurados há pouco mais de três meses pela Prefeitura e o governo do Estado. O novo sistema de Gestão de Resíduos da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), o Comunidade Limpa, deve ser instalado em outras regiões, mas ainda sem data prevista.
 
Para facilitar o descarte correto do lixo a qualquer hora do dia, foram instalados contêineres metálicos automatizados que suportam até 900 quilos, os chamados laranjões. Segundo a assessoria de imprensa da Comlurb, “já estão instalados 200 laranjões em diversos pontos e, diariamente, outros estão sendo colocados no Complexo para otimizar o acondicionamento e a remoção dos resíduos no local. A escolha dos pontos de instalação é realizada em parceria com a associação de moradores”. Os moradores, no entanto, afirmam que há 70 laranjões em funcionamento na comunidade.
 
Neste novo modelo, estava previsto, também, para o mês de agosto, a implantação de uma usina de processamento de resíduos que, quando começasse a funcionar, além de reutilizar materiais que seriam destinados a aterros sanitários, usaria mão de obra da comunidade. A promessa ainda não se concretizou: “O projeto para instalar uma usina na Maré ainda está em fase de estudo, definição e desembaraço de local entre outras etapas que antecederão a sua implantação”, justifica a Comlurb.
 
Queixas e histórias de vida recicladas
 
Uns já percebem melhorias, enquanto outros acham que o que tem sido feito ainda não é suficiente. Alguns se queixam de que há muitos becos e vielas estreitas, onde o caminhão de lixo não passa e o entupimento de bueiros é constante. Por isso, os pontos escolhidos para receberem os laranjões não atendem à maioria dos moradores.
 
A contribuição dos catadores para diminuir o lixo das ruas é importante e tem o reconhecimento da Comlurb, que oferece botas e luvas para aqueles que trabalham no local. Muitos deles, no entanto, relatam que sentem dificuldade para recolher o material no contêiner, que tem o fechamento automático.
 
São trabalhadores como Antônio Amaury, 42 anos, catador de lixo na favela Nova Holanda que, há mais de 20 anos, obtém o sustento de sua família com esta tarefa. “Separo os objetos e revendo. Trabalho seis dias por semana e até em feriados. Minha esposa trabalha há quatro anos e, assim, a gente também ajuda a nossa favela a estar limpa. Às vezes, no lixo, encontro roupas, brinquedos, alimentos fechados e até joias.”, conta.  Por dia, ele ganha, com a atividade, até R$ 60,00.


Roberto Fortunato tem um ferro velho há 31 anos e contrata quatro funcionários 
 
Morador da Nova Holanda, Roberto Fortunato é dono de um ferro velho há 31 anos. Sem opção, iniciou o trabalho para complementar sua renda e ajudar o meio ambiente. Começou sozinho, depois o negócio cresceu. Atualmente, tem quatro funcionários contratados para ajudar na organização de todo o material recebido diariamente. “Agora a reciclagem é uma forma de melhorar a natureza e de sobreviver. A mão de obra é cara, mas vale a pena”, conta, explicando em alguns ferros velhos da Maré, os trabalhadores cercam córregos e valões para pegar materiais e vender. “Se isso não é feito, os objetos vão diretamente para a Baía da Guanabara”, conclui.
 
Aline Gonçalves, 18 anos, acha importante a implantação de novos projetos, mas pensa que isso não é suficiente para combater os problemas mais graves: “O acúmulo de lixo nas ruas gera alagamentos, doenças e dificuldade de circulação. Num dia em que choveu na antiga rua onde eu morava, próxima à Rua Principal, o valão encheu tanto que alagou tudo. Não pude ir à escola e nem ao trabalho”, conta Aline, moradora do Parque União.
 
Em Novo Pinheiro, mais conhecida como Salsa e Merengue, o problema é pior. Morador da comunidade, Lucas Pessoa, 22 anos, diz que só agora a coleta de lixo vem melhorando por lá: “Como estamos na época de eleição, os deputados estão limpando as ruas para ganhar votos. Por isso dá pra ver a diferença. A coleta não era diária, mas feita três vezes na semana. Antes, não tinha caçambas para colocar o lixo, por isso a única opção era jogar nas encostas. O lixo acumulava e caía nos valões que dividem a favela. Isso ainda acontece. Com o entupimento e sem o tratamento de esgoto, quando chove, a água suja fica por todo lado. Deixa um cheiro ruim próximo às nossas casas e as crianças, acabam brincando no meio da sujeira”, lamenta.
 
Informação reduz riscos


 
As pessoas que moram em locais próximos aos lixões e terrenos não urbanizados sofrem mais com problemas respiratórios e infecciosos como leptospirose, malária, e febre amarela, alertam os agendes comunitários de saúde do posto Samora Machel. Eles circulam pela comunidade visitando residências e auxiliando na prevenção de doenças, principalmente as causadas por descuido dos moradores, como é o caso da dengue.
 
Marco Araújo, 42 anos, não é morador da Maré, mas vai lá diariamente para trabalhar como radialista no Morro do Timbau. Ele conta que as caçambas não são suficientes para a coleta, pois o lixo sempre transborda: “Acho que fazer uma campanha através de veículos de comunicação, como rádio e jornais locais, poderia ajudar”, conclui.
 
Para contribuir com a propagação da informação, a Rádio Maré FM volta a apresentar, em outubro, programa “Eco Ar – Ecologia nas Ondas do Rádio”, com conteúdo sobre sustentabilidade e dicas para viver o dia-a-dia sem gastar muito nem poluir o ambiente. O programa será ao vivo e apresentado pelos próprios moradores.
 
Outras iniciativas também buscam a conscientização de moradores. O projeto Eco Rede, por exemplo, desenvolve ações de educação ambiental e geração de trabalho e renda em torno de “eco espaços” – pontos de coleta para separação de objetos recicláveis. A intenção é estimular o reaproveitamento e a conscientização para que as pessoas deixem de culpar o Estado por todos os problemas e mostrem que podem agir.
 
Durante o primeiro semestre de 2014, oficinas sobre criação de pontos de coleta seletiva e campanhas educativas sobre a questão do lixo, com crianças e jovens de 8 a 15 anos, foram realizadas na Lona Cultural Herbert Vianna. As aulas, promovidas pelo Muda Maré, projeto de extensão da UFRJ focado na educação ambiental e agricultura urbana, existe há três anos. O interesse visível de moradores para aprender sobre temas ambientais dentro da favela aumenta.
 

Deixe uma resposta

Parceiros