Agregando valor: você conhece algo sobre Uganda?
Guenta coração! Indescritível o que eu sinto no momento, parece uma mistura de curiosidade para aprender coisas novas e de ânsia de estar mais próximo daqueles que Deus colocar em meu caminho. Está chegando a hora de embarcar para África. Enquanto não chego em Uganda, vamos conhecer um pouquinho sobre esta “pérola negra” da África Central.
O nome do país faz referência a um épico herói local, um grande caçador de elefantes, chamado Ganda, e significa em dialeto local “país do povo de Ganda”. Só de pensar que vou pisar em um lugar que cerca de 1.500 anos a.C. era habitado por povos camitas (primeiros habitantes do Egito) já me faz viajar. Logo no final do século XIX, os europeus chegaram ao país e o transformaram em uma colônia britânica, pertencente à companhia da África Oriental Britânica, juntamente com o Quênia e a Tanzânia. Uganda só se tornou independente do domínio britânico em 1962 e criou sua própria constituição nos moldes republicanos.
Preto, amarelo e vermelho: essas são as cores da bandeira da Uganda (como vocês vêem na imagem ao lado). Olhando pela justaposição das cores, podemos dizer que elas não combinam muito, mas se aprofundando no significado de cada cor, podemos ver a perfeita combinação. A cor preta representa os povos africanos, nada a ver com o racismo como diriam algumas fontes por aí, tá gente? Por favor… Em contraste vem o amarelo que simboliza o brilho do sol na África (aquele momento que você morre de curiosidade para saber a diferença do sol aqui no Brasil e lá na África). E por último, a cor vermelha, para mim o significado mais bonito de todos. É a cor que representa a irmandade entre os povos africanos. Que demais, muito diferente! Ah! Quase que esqueci, você percebeu que no centro da bandeira tem uma ave? Então, é um “grou-coroado”. Uma ave conhecida no país pela sua natureza bondosa e também era o emblema dos soldados ugandenses durante o domínio britânico.
O inglês é a língua oficial além de outros idiomas como o Swali, Ganda, e dialetos Bantus; mas na cidade onde vou ficar em Mwizi, a maioria fala o dialeto local, assim que chegar descobrirei qual dos três é mais utilizado. Acredito que no começo vai ser um pouco difícil, mas nada insuperável. Agora tem uma coisa que todo mundo quer saber, e todo mundo diz que eu vou emagrecer quando voltar de lá (risos). Aha! Quer saber quais são os quitutes que temos para hoje, né?
Os pratos típicos do país incluem tanto o peixe como a carne. Entre os mais comuns encontra-se o matoke, com bananas, pão de milho e pedaços de frango ou carne de vitela, e também o peixe grelhado acompanhado de pedaços de tomate. A bebida mais popular da Uganda é o waragi (uma espécie de cachaça).
Satisfeito (a)? Estas são algumas curiosidades do país. Tem mais uma que você vai ficar de “boca-aberta”. Antes disso, queria te fazer uma pergunta um pouco oportuna: você gostaria de ter um(a) presidente da república governando o seu país durante 28 anos? Calma! Não estou falando da Dilma Roussef. Keep calm and vem pra esfera da África. Apenas quero mencionar a situação política/histórica e atual da Uganda, que na verdade não mudou muito (risos). Desde 1986, Yoweri Museveni chegou ao poder, e permanece no poder desde então. Apesar de ter feito boas e significativas mudanças no país, Museveni é duramente criticado por desrespeitar os direitos humanos, pela adoção da pena de morte para os homossexuais, pela falta de liberdade de expressão no país e pela suposta compra de votos e suborno de funcionários que trabalharam nas eleições de 2011, que o reelegeram.
A economia da Uganda tem como principais exportações o café, o chá, o pescado e outros produtos. O petróleo foi recentemente descoberto no país. Uganda nunca realizou uma pesquisa nacional de riquezas minerais, mas com certeza se avaliarem por este viés seria um país riquíssimo, em natureza e animais nem se fala. Falando sobre religiosidade, o país é maioritariamente cristão: 83,9% da população segue esta doutrina. é o maior percentual de cristãos na África.
Na próxima descrição já estarei em terras africanas. Espero poder compartilhar algo com vocês. Sobre o que será? Ah! Surpresa! Nem eu sei realmente o que vou vivenciar nesta missão. Até a próxima aventura.
A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos. (Marcel Proust)
Fonte de pesquisa:
www.suapesquisa.com/paises/uganda
www.brasilescola.com/geografia/uganda
pt.wikipedia.org/wiki/Uganda