Haiti com a bola cheia
Qual imagem vem à cabeça quando se pensa em futebol? Um gol, uma bola e pessoas correndo talvez façam parte dela. Mas o fotógrafo Vitor Madeira quis ir além – talvez por não ser muito fã do esporte. Nos jogos do time haitiano Pérolas Negras, ele valorizou retratos que mostram emoções, confraternizações e grafismos – técnica onde formas ganham destaque, gerando diferentes padrões e texturas.
Vitor lembra que neste tipo de fotografia, onde há muito movimento e ação, é preciso estar atento para capturar disputas de bola, reações e gols. Fotógrafo do Viva Rio, organização parceira dos Pérolas Negras, Vitor aproveitou seu passe livre pelos eventos do time para capturar um futebol que vai além dos campos.
A Academia de Futebol Pérolas Negras surgiu no Haiti após o terremoto de 2010, que matou milhares de pessoas e destruiu diversas construções – entre elas, o prédio da Federação Haitiana de Futebol.
Vitor Madeira é fotógrafo do Viva Rio e do Imagens do Povo. Tirar fotos é seu passatempo há 23 anos e sua profissão, há 2.