Baixada tem Rei do passinho
A Praça do Jardim Tropical, Centro de Nova Iguaçu, se transformou no último final de semana em um palco aberto para a final da competição da dança do passinho, entre candidatos da Baixada. O evento aconteceu de 27 de setembro a 06 de outubro, percorrendo Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu. O grande campeão foi Danilo Marinho, 18 anos, morador de Parque Capivari, Duque de Caxias. Três mil pessoas assistiram à final e ficaram “babando” com a performance do jovem. O jornalista Pedro Bial e a atriz Juliana Alves fizeram parte dos jurados.
“Foi emocionante. Estava muito nervoso. O mais importante pra mim sempre foi competir. Quando fui para a final fiquei mais confiante. Na hora do resultado fiquei em êxtase. Estou muito feliz” exultou o jovem, que já tinha se destacado na batalha do Rio, transmitida no Caldeirão do Huck em maio deste ano, conquistando o 3º lugar na competição. Graças à vitória na Baixada, Danilo faturou 5 mil. Com o prêmio, conta tirar a habilitação e comprar uma moto.

O passinho, da internet para os cinemas
A dança do passinho, que mistura os movimentos do frevo, da capoeira e do samba, nasceu ingenuamente na favela e rapidamente ganhou popularidade na internet. Com câmeras digitais ou celulares, os praticantes filmam suas performances e jogam no YouTube. O desafio virou moda e conquistou o cenário cultural depois que o escritor Julio Ludemir e o produtor cultural Rafael Soares decidiram mostrar, através de competições, que a cultura da favela merecia muito mais reconhecimento do que vinha recebendo.
Chamada “passinho do menor” ou “passinho do menos da favela”, a disciplina teve seu primeiro campeonato oficial, a Batalha do Passinho, em 2011. As eliminatórias foram realizadas em três favelas na Zona Norte, Borel, Andaraí e Salgueiro, e elegeram três grandes campeões: Gambá (3º lugar), Cristian (2º lugar) e Jackson (1º lugar).
No Réveillon de 2012, a morte violenta de Gambá comoveu a comunidade e deu mais visibilidade à competição. O passinho veio pra mostrar que é possível desvincular o movimento funk do crime e da erotização. A dança que virou febre entre os jovens das favelas e da Baixada, ganha agora nova consagração, pelas lentes do diretor Emílio Domingos. O filme “Batalha do Passinho” estréia nos cinemas na próxima sexta-feira, 11 de outubro.