Single Blog Title

This is a single blog caption

TEDx debate favela e cidade na Maré

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Fotos: Rosilene Miliotti
No sábado, 24, o Museu da Maré recebeu a primeira edição do TEDx em uma favela no mundo. O TEDxMaré é um evento com o aval do TEDGlobal, e tem como tema a Favela é Cidade, ou simplesmente Favelicidade. O objetivo é debater questões da favela, ampliando os temas de forma a contectar os moradores às questões da cidade, e discussões globais. Aproximadamente 300 pessoas assistiram às palestras.

“O TEDx no Brasil é um evento para a elite, classes A e B. Tem TEDs que custam R$ 2 milhões, a gente fez esse com R$ 3 mil. Tudo que está aqui foi colaborativo, coletivos que se juntaram. O TEDx no Rio de Janeiro sempre acontece na Zona Sul. É uma pauta de uma galera que tem uma realidade diferente da favela. Nós sempre entramos nesse evento como a ‘cota’. O Marcus Faustini, por exemplo, falou no Jardim Botânico como cota da favela. E aqui são as classes C e D falando. O TEDxMaré traz pela primeira vez pessoas que nunca participaram de um TEDx. São novas falas, novos atores e novas perspectivas acerca do que pensamos sobre a nossa cidade e de como ela se enquadra num contexto global”, explica Anderson França, host do evento.

De acordo com os organizadores, a Maré foi escolhida para sediar a primeira edição do TEDx porque é a única favela da América Latina que tem uma galeria de arte contemporânea (Bela Maré), um complexo esportivo internacional (Luta Pela Paz) e uma escola de fotógrafos populares reconhecida mundialmente (Imagens do Povo). “A Maré é um exemplo da riqueza e beleza de uma favela e a prova de que favela não é só lamento”, conclui Anderson.

Entre os palestrantes estão duas moradoras da Maré, a professora Adriana Kairós e a estudante Mayara Donaria. “Essa é a primeira palestra que eu faço e eu estou muito nervosa. Minha experiência é pouca, tenho só 16 anos, mas eu não preciso estudar para falar do meu lugar, da favela, porque eu sou daqui”, diz Mayara, que falou sobre sua história e a de seus pais, além da luta do dia-a-dia. Para ela, é uma luta com muitas dúvidas, necessidades e felicidade.

Ao saber do tema Favelicidade, Adriana Kairós revela que pensou na sua inserção na cidade, como moradora do Complexo da Maré. “Eu fui para a universidade e era um canto muito distante de mim, apesar de ser no quintal da minha casa, ali na Cidade Universitária. A mensagem que eu quero deixar é que todos nós temos o poder de transformação. Só essa galera branca da plateia é que me assusta”, brinca a professora ao se referir ao público do TEDx.

O ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso também falou no evento. Segundo ele, não deve haver separação entre a favela e a cidade. Ele elogiou o fotógrafo Léo Lima, morador do Jacarezinho, definindo-o como “aquele fotógrafo que exigiu ‘vocês vão ter que me engolir’”. Léo falou sobre sua luta, a importância de não abaixar a cabeça, de se fazer representar e de usar a fotografia como educação.

Também passaram pelo TEDxMaré, Mídia Ninja, Fora do Eixo, o Comandante Leonardo Nogueira (UPP Mangueira), João Damasceno, (Juiz de Direito), Raull Santiago (midialivrista e morador do Alemão), Alessandro Ferreira (dançarino, morador da Vila do João), Luís Fernando Guggenberger (Netwaver), Romário Regis (Netwaver e mobilizador social), Cecília Olliveira (jornalista e especialista em segurança pública), Barbara Wolff (designer e inovadora social), Deborah Griebeler (empreendedora social), Taciana Abreu (publicitária), Túlio Custodio (sociólogo e curador de conhecimento) e Eduardo Lyra (escritor).

Deixe uma resposta

Parceiros