Single Blog Title

This is a single blog caption

Duas grandes ações de mobilização e conscientização aconteceram na Rocinha nas ultimas semanas…

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

No ultimo Sábado dia 22/03/14, dia mundial da Água a Rocinha se mobiliza Junto os Guardiões Dois Rios em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para Realizar um Evento de Conscientização na comunidade.


Duas grandes ações de mobilização e conscientização aconteceram na Rocinha nas ultimas semanas…

No ultimo Sábado dia 22/03/14, dia mundial da Água a Rocinha se mobiliza Junto os Guardiões Dois Rios em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para Realizar um Evento de Conscientização na comunidade.

Ontem durante todo o dia moradores da Rocinha participaram da ação de conscientização do Guardião dos Rios na comunidade,

Wallace Pereira um dois Coordenados do Projeto mobilizou a comunidade para esse grande evento de Meio Ambiente, e Toda sua Equipe que de Forma Coletivo fizeram um lindo evento, com participação de moradores e lideranças eles aproveitaram o evento para fazer uma grande conscientização, solicitando os moradores que não joguem lixo nas ruas, nem nas valas da comunidade, ensinando como preserva o meio ambiente colocando cada tipo de lixo em seu lugar, nas ultimas chuvas os moradores da Rocinha sofreram com enormes alagamentos.

O evento teve também a participação do condenador da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e Inspeção) o Eng° Luiz Mauro Alves, que acompanhou os guardiões em varias ações nas valas negras da comunidade, ontem moradores também podem verificaram sua pressão, eu aproveitei e também verifiquei a minha é claro.

Breve relato do dia mundial da água…

O DIA MUNDIAL/INTERNACIONAL  DA ÁGUA foi criado pela ONU por recomendação da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro e ficou estabelecido que o mesmo deveria ser comemorado no dia 22 de Março de cada ano. A primeira comemoração ocorreu em 1.993. Este ano as comemorações devem ocorrer hoje, dia 21 de março. A principal cerimônia  será realizada pela Universidade das Nações Unidas em Tóquio, quando deverá ser divulgado o novo Relatório da ONU sobre  o tema.

Em 2014 o tema escolhido é ÁGUA E ENERGIA, como forma de aprofundar as discussões sobre a inter-relação profunda que existe entre esses dois fatores considerados os insumos fundamentais  para o planeta. Conforme estudos da ONU, de várias instituições de pesquisas em vários países,  atualmente existem no mundo em torno de 1,3 bilhões de pessoas que não têm  energia elétrica; próximo  de800 milhões sem acesso `a água potável e mais de 2,5 bihões que não tem saneamento básico. Milhões dessas pessoas vivem no Brasil, para tristeza e vergonha nossa.

A água é necessária para a produção de praticamente todas as formas de energia e da mesma forma a energia é fundamental para a captação, tratamento e distribuição de energia e esses dois insumos são determinantes para a produção de alimentos e outras matérias-primas essenciais para a produção industrial  e o desenvolvimento do setor de serviços. Enfim, sem água, sem energia e sem alimentos e matérias primas é impossível o desenvolvimento e a sobrevivência das pessoas e dos países.


Tanto a água  quanto a energia e, em decorrência, a produção de alimentos e de matérias primas são bens escassos  e sujeitos  ao esgotamento, principalmente em decorrência do aumento da demanda seja  por causa do crescimento populacional, pela aceleração do processo de urbanização ou também pela mobilidade social e econômica que a cada ano transforma mais de 80 milhões de pobres e miseráveis pelo mundo afora, inclusive no Brasil, em novos consumidores, ávidos por todos os tipos de bens e serviços aos quais têm direito seja pela condição econômica ou pela dignidade intrínseca de seres humanos. Afinal não é justo que uns poucos tenham acesso a tudo e bilhões vivam de migalhas que caem das mesas dos poderosos, inclusive de governantes insensíveis, perdulários, ineficientes e corruptos.

A educação ambiental, o consumo consciente e a busca de fontes alternativas e sustentáveis, além de um planejamento estratégico de longo prazo são os únicos caminhos para que sejam  evitados os racionamentos, o caos e os conflitos que certamente que já existem e se tornarão mais graves em decorrência da precariedade na produção, distribuição e abastecimento desses bens e serviços fundamentais para a sobrevivência e uma melhor qualidade de vida para  todos e não apenas para as  camadas mais abastadas em cada país!


Este é o sentido das comemorações do DIA MUNDIAL DA ÁGUA, neste e nos próximos anos!!!

 

No sábado passado os moradores do Laboriaux juntos com Movimento Preserva Laboriaux que foi parceiro da atividade que foi organizada pela Associação de Moradores da Vila Laboriaux e Vila Cruzado.

A XXVII Região Administrativa, o Posto de Saúde Albert Sabin, Capela Nossa Senhora de Fátima e a Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa.

Durante o a mobilização muitas pessoas declararam acreditar que as atividades transformadoras como o Mutirão de Limpeza que ocorreu na Rocinha no ultimo sábado dia 15/03 têm o objetivo de sensibilizar os moradores quanto a importância da organização e da mobilização comunitária, para o encaminhamento e resolução das questões coletivas e, ao mesmo tempo, combater a imagem negativa que os moradores tem do bairro e de si mesmos, buscando assim, contribuir para melhorar a sua autoestima. Além disso, esse tipo de atividade consegue adicionalmente ajudar na prevenção de doenças e na melhoria das condições de vida da comunidade, e suscitar sentimentos de pertencimento, responsabilidade, solidariedade, iniciativa e respeito mútuo. Afirmam os representantes dos Movimentos Preserva Laboriaux, e Rocinha Sem Fronteiras que participaram da organização do evento…

Já o Presidente da Associação de Moradores do Laboriaux e Vila Cruzado Jose Ricardo Duarte, afirma que o Saneamento Básico é um dos principal problemas da Vila Laboriaux na visão dos moradores e traz muitos impactos negativos a saúde da população local e ao meio ambiente.

Maria Helena de Carvalho Diretora do Posto de Saúde Albert Sabin, Diz que o mutirão de limpeza da encosta no lado Rocinha do Laboriaux, foi um sucesso com a iniciativa da associação de moradores do Laboriaux e Vila Cruzado e a participação de muita gente comprometida com a proposta!!!

A Rocinha agradece este belo exemplo de cidadania!!!!

Deixe uma resposta

Parceiros