Single Blog Title

This is a single blog caption

Artes marciais: da base ao topo, respeite sempre os seus adversários

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Sabemos que as Artes Marciais funciona como uma grande “ferramenta educacional” onde trabalhamos valores e atitudes como: disciplina, companheirismo, camaradagem esportiva, respeito à arbitragem, às regras e acima de tudo respeito ao adversário.


Sabemos que as Artes Marciais funciona como uma grande “ferramenta educacional” onde trabalhamos valores e atitudes como: disciplina, companheirismo, camaradagem esportiva, respeito à arbitragem, às regras e acima de tudo respeito ao adversário.

Nas Artes marciais adquirimos uma vivência que só a luta proporciona, te ensinando a relação entre ganhar e perder, e de sempre competir respeitando os limites.

Em qualquer caminho esportivo onde existe uma disputa, perder e ganhar fará parte desta rotina, é claro que nem todo mundo está preparado para aceitar uma derrota, mais se caso acontecer, não encare como o fim do mundo, cumprimente o oponente e siga em frente, amanhã será outro dia. Com as derrotas podemos repensar nas falhas e começar trabalhar sério para que estes erros não aconteçam novamente. Valorize os resultados negativos e use como combustível para a sua evolução dentro do seu seguimento, e em muitos casos utilize na sua própria vida pessoal.

Sabemos também que, há um grande problema quando tais praticantes são orientados para a vitória a qualquer preço. E ai passa a ser um fator prejudicial, já que em muitos casos não acaba não existindo o FAIR PLAY, não existe aquele respeito aos adversários e muito menos as regras.

Muito se falou nas ultimas semanas sobre a derrota do Anderson Silva, claro que não aprovo tal conduta usada nas suas lutas, como guarda baixa e provocações e em alguns casos o deboche. Porém não vou usar este espaço para atirar pedras e condenar, um cara que até antes da luta era o maior campeão da sua categoria no MMA (o povo esquece muito rápido), e num passe de magica passou a ser julgado e condenado como o pior profissional da modalidade.

Esta derrota, é claro que não vai apagar as conquistas de Anderson Silva. Que é sem contestação o maior atleta de MMA da atualidade. Mas não podemos desprezar o prejuizo ocasionado por esta derrota, como a quebra de uma sequencia incrível de 16 vitorias e 10 defesas de titulo bem sucedidas, com isto ele perdeu a chance de encerrar uma carreira sem derrotas no UFC, e seria chance de se tornar o maior vencedor e campeão de todos os tempos dentro da franquia.

Eu garanto que o Anderson acabou aprendendo a sua lição, então procuremos tirar também as nossas lições deste episódio. Procurando sempre manter o foco e nunca subestimar o oponente, porque ele treinou e se dedicou para estar vivenciando e compartilhando as mesmas metas e ambições que vocês.

É fato que para ser um Campeão de verdade, vai muito além de uma exibição bonita ou de sua autoconfiança, Um campeão tem que ter espírito de campeão, tem que ser capaz de virar referência para qualquer um que fale da arte, é necessário respeito pelo oponente, pelo esporte que se pratica e por todos aqueles que o seguem ou sonha em seguir os mesmos passos.

Por isto vou citar aqui o nome de Rodolfo vieira e Marcus Buchecha, que são dois atletas jovens que vem conquistando tudo que disputam, e que recentemente vi duas finais em que eles eram protagonistas e que fizeram lutas bem disputadas e ao mesmo tempo existia o respeito de um pelo outro dentro e fora do tatame. Assistir estes atletas lutando é assistir um grande espetáculo, de técnica, cavalheirismo e respeito ao publico e a arte suave.

Chegar a um ponto mais alto na carreira é sempre o objetivo de cada um, o problema é que, após chegar ao topo, conseguir se manter é mais complicado, já que você acaba não tendo mais no que mirar na sua carreira, e acaba esquecendo que saiu da condição de caçador para virar caça, por isto que a atenção tem ser dobrada e pés no chão sempre, porque o deslumbre e o oponente mais perigoso.

Por isso Atletas de diversos seguimentos da luta, continuem treinando e buscando a vitória com mesma apetite de quando iniciaram no esporte, não percam o foco e tenha sempre a cabeça no lugar, não façam nada que possa desrespeitar ou envergonhar a sua Equipe, os seus professores, seus amigos, sua família e ao publico que o apoia e o tem como uma referência.

Deixe o seu comentário a sua opinião é muito importante!

Curtam Tambêm a pagina no FACEBOOK do Professor Vagner Roberto de Lima:

https://www.facebook.com/pages/Professor-Vagner-Roberto/164444273706639

Deixe uma resposta

Parceiros