O que é um perfil?
O perfil é um genêro jornalístico em que a história de vida de uma pessoa é o foco do conteúdo.
O perfil é um genêro jornalístico em que a história de vida de uma pessoa é o foco do conteúdo. Pode ser uma celebridade, um esportista, ou um anônimo: o importante é que esta história, por algum motivo, fuja do padrão. A reportagem pode explorar uma parte da vida do “perfilado”, ou a vida inteira; pode focar em uma faceta do mesmo (ex: familiar, profissional, etc), ou em várias. Para entender um pouco este gênero, seguem algumas dicas, retiradas de outras fontes:
“Jornalismo Diário”, livro de Ana Estela de Sousa Pinto
– “Perfis são retratos de uma pessoa (…) A entrevista é boa parte da apuração para esse tipo de minibiografia, não a única. Para tornar seu relato mais rico, se puder, observe. Vai entrevistar o diretor do Metrô e ele diz que só pode à tarde, porque de manhã tem que vistoriar uma obra? Dê um jeito de ir junto com ele, só para ficar olhando. Observe tudo, anote tudo. Isso garante perguntas melhores; mais que isso, permite um perfil mais rico. Se puder fazer uma entrevista em um local significativo, melhor. O perfil é de um executivo que joga golfe? Marque a conversa no clube, em vez de no escritório”.
– “Diálogos podem ajudar na narrativa e enriquecer o texto. Se sua fonte está contando um fato, extraia dela os diálogos. Pergunte: ‘O que você disse quando tal coisa aconteceu?’, ‘Qual foi a primeira coisa que lhe disseram quando assumiu o novo cargo?’, ‘O que você pensou quando o resultado foi divulgado?’. O jornalista canadense Gregg McLachlan sugere pergunta desse tipo, que ele chama de método QUOTE (em inglês, aspas ou citação), para descobrir coisas novas e interessantes sobre um personagem, além da idade, onde estudou etc.
Claro que nem toda pergunta cabe em qualquer entrevista. Mas ele dá um bom exemplo de uma entrevista feita com o ministro da Agricultura do Canadá – num momento em que, com a gripe aviária, ele estava tendo que mandar matar milhares de galinhas no oeste do país.
McLachlan pediu que a repórter perguntasse ao ministro que bicho ele gostaria de ser. A resposta: ‘Certamente, não gostaria de ser uma galinha (risos). Não, não, falando sério, os animais que gosto são mais exóticos. Adoro animais – tigres, animais dos bosques canadenses… Passei muito tempo da juventude nos bosques, em meio a ursos. Sinto falta disso. Costumava trabalhar com o Ministério Penintenciário, num projeto em que levávamos jovens infratores para andar de canoa, e os ursos estavam sempre por lá. Sempre adorei a paz do campo’.
A pergunta extraiu não só uma ótima frase de efeito para o momento atual, ou seja, uma frase que combinava com a notícia, como também fez com o que o ministro falasse mais sobre sua vida e suas preferências”
“O personagem em destaque”, texto de Hérica Lane retirado do site do Observatório da Imprensa
(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_personagem_em_destaque)
– “Em todo texto noticioso, existe sempre um momento da narrativa em que a ação se interrompe para dar lugar à descrição (interior ou exterior) de um personagem. É quando o narrador faz o que, em jornalismo, convencionou-se chamar de perfil”
– “Perfil ou reportagem-perfil faz parte do gênero jornalístico informativo. E, dentro dessa classificação, podemos inseri-lo na categoria dos textos noticiosos chamados de feature, ou seja, uma notícia apresentada em dimensões que vão além do seu caráter factual e imediato, em estilo mais criativo e menos formal. Nessa categoria estão incluídos os perfis e as histórias de interesse humano”
– “Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, no livro Técnica de reportagem – notas sobre a narrativa jornalística (1986), explicam que perfil, em jornalismo, ‘significa dar enfoque na pessoa – seja uma celebridade, seja um tipo popular, mas sempre o focalizado é protagonista da história: sua própria vida’.