Single Blog Title

This is a single blog caption

Em Santos, moradores de cortiços fazem história

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Desde 1996, associação de moradores aposta na intensa participação da população. Comunidade conquistou terrenos para construir seus próprios prédios, que moradores ajudam a erguer.



O documentário “Mudar sem mudar”, de Junior Castro e Fábio Oliveira, conta uma história que vale muito à pena ser conhecida. Ao longo do tempo, a região portuária de Santos, que já foi moradia para famílias ricas, deu lugar a famílias pobres que transformaram construções antigas em cortiços. Em meio a duras condições de vida, um destino incomum: a comunidade se tornou, nas palavras do historiador Cadu de Castro, um exemplo de cidadania nunca visto.

A luta se iniciou em 1996 com a criação da Associação dos Cortiços do Centro de Santos (ACC), capitaneada pela venerada Samara Margareth Conceição Faustino, e culminou em uma de suas maiores conquistas: a doação, por parte da União, de um terreno no Centro de Santos onde moradores fazem mutirões diários para ajudar na construção de dois conjuntos de apartamentos, Vanguarda 1 e Vanguarda 2. Os moradores cumprem a função de ajudantes de pedreiro em obras que têm verba do programa federal Minha Casa Minha Vida. O Vanguarda 1, o primeiro a ficar pronto, deve ser inaugurado neste ano.   

A ACC, que preza pela gestão participativa, moldou os prédios da forma que os moradores queriam: eles terão piscina, salões de festa, biblioteca e apartamentos de até três quartos. Na história de vida, a comunidade conquistou ainda vários prêmios, uma padaria e uma grife de artesanato comunitárias. Aperta o play!    

Deixe uma resposta

Parceiros