Single Blog Title

This is a single blog caption

MC resgata história de Carolina Maria de Jesus a partir da música

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Rapper homenageia mulheres da literatura marginal em canção do disco “Made in Roça”.


Rapper homenageia mulheres da literatura marginal em canção do disco “Made in Roça”

“A fome é amarela”. Esta frase que aparece repetidas vezes no livro “Quarto de Despejo” de Carolina Maria de Jesus foram as que ‘tocaram’ a rapper Sara Donato, de 23 anos, para que ela fizesse a música “Quarto de Despejo”, faixa do disco “Made in Roça” e que conta e homenageia a primeira escritora favelada do Brasil.

“A obra dela me chamou a atenção porque todo mundo tem histórias para contar, seja do vizinho que chega bêbado ou da briga das vizinhas e ela conta esse tipo de coisa no livro, além da fome. Quando aborda, diz que a fome é amarela e isso é muito forte”, considerou.

De São Carlos (SP), a MC conheceu o livro em uma aula de português na escola regular e ao se identificar com a voz e o discurso da favela, mãe e que passou fome para criar os próprios filhos, resolveu fazer a canção, que vai além e homenageia as escritoras da ‘nova’ literatura marginal do país.

A canção levou cerca de três meses para ficar pronta. “Uma professora me incentivou a escrevê-la, então eu li o livro, procurei sobre a história da Carolina e resolvei escrever”, lembrou Sara.

O objetivo da música, que leva a produção de Thiago SM, foi tornar a obra de Carolina Maria de Jesus mais conhecida. “Muita gente que não conhecia comentou comigo, inclusive meus amigos, que quiseram saber quem era ela e foram atrás do livro”, comentou Sara.

Ponto para a artista, que enxerga uma ligação íntima entre a literatura e a música. “As duas são consideradas arte e tudo que é usado como forma de expressão é muito válido e a soma das duas atinge cada vez mais pessoas.
Vejo pela literatura marginal, por exemplo. Pessoas que jamais ouviram um rap, mas recitam as letras e isso é muito válido
”, acrescentou.

Agora, para saber mais, só ouvindo a canção, disponível no link (https://soundcloud.com/sara-donato-2012/06-quarto-de-despejo-prod), afinal:  “Uma palavra escrita não pode nunca ser apagada. Por mais que o desenho tenha sido feito a lápis e que seja de boa qualidade a borracha. O papel vai sempre guardar o relevo das letras escritas. Não, Senhor! Ninguém vai apagar as palavras que eu escrevi”.
 
 
Serviço –
Mais informações Sara Donato podem ser obtidas pelo Facebook
O disco “Made in Roça” pode ser baixado pelo link do SoundCloud

Deixe uma resposta

Parceiros