Single Blog Title

This is a single blog caption

Campinho agitou carnaval da Zona Norte

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Fotos: Cinthia Lima

Um pouco à sombra dos suntuosos desfiles da Sapucaí, as Escolas de Samba dos grupos de acesso B, C e D agitaram a Zona Norte do Rio de Janeiro e levantaram os estandartes dos subúrbios cariocas. Mais de 35 agremiações desfilaram nas madrugadas de domingo, segunda e terça-feira de carnaval ao longo da Estrada Intendente Magalhães, em Campinho. Entre elas, constavam as já tradicionais Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte (São João de Miriti), Unidos do Cabuçu (Lins de Vasconselhos), Difícil é o Nome (Pilares), Lins Imperial e Arrastão de Cascadura. A festa só foi estragada, logo no primeiro dia de desfiles, pelo pouco policiamento e pela briga de grupos de bate-bolas, que terminou com disparo de tiros por volta das 2h da manhã.

O primeiro dia do evento, consagrado às escolas do grupo B, também foi marcado pelo atraso dos jurados, que levou o desfile a começar por volta das 20h40, mais de uma hora e meia após o horário oficial. Mas o incidente não alterou o entusiasmo do público que aguardou a passagem de uma das escolas mais esperadas da noite, a Arranco do Engenho de Dentro, quinta a desfilar. A Arranco, que já integrou o cobiçado Grupo Especial, buscava esse ano uma vaga no grupo de acesso A com seu enredo Acqua Vitae, Ignis Dei! Água da vida, Fogo de fé… São Lourenço, nosso guia! A vendedora Cristina Alves, 37 anos, moradora de Piedade, se entusiasmou com o desfile: “O Arranco tá lindo, alegre. Merece desfilar junto com as escolas grandes”, opinou. Outra escola que empolgou nesta noite foi a Unidos do Jacarezinho. Rebaixada em 2013, a agremiação apostava no bom acabamento de suas fantasias e no seu enredo Africanidades. Os caminhos da arte de Tez Negra para voltar ao grupo A.

Na segunda de carnaval, as agremiações do grupo de acesso C continuaram a fazer a alegria do povo. Aos gritos de “É campeã!”, a Rosa de Ouro entrou na passarela mostrando a que veio. A escola de Oswaldo Cruz, que desceu ano passado, apresentou o enredo Gosto de não gostar: conflitos em confronto visando um lugar em 2015 no desfile de domingo na Intendente. Outro ponto forte da noite foi o desfile da Mocidade Unida da Cidade de Deus, que não subiu para o grupo B ano passado por apenas um décimo. A escola da Zona Oeste contou o mundo dos jogos, seus mistérios e fascínio no enredo Façam suas apostas: Esse jogo vai mudar seu destino!

A Matriz de São João de Meriti, recém-chegada ao grupo de acesso D, abriu os desfiles do último dia de carnaval com um desfile de “gente grande”. Seu samba trazia referências a grandes blocos, como o Cordão da Bola Preta e o Cacique de Ramos. Também se destacou nesta noite a Unidos das Vargens, de Vargem Grande, com seu enredo Mar horizonte de todos, poema da vida. Já a Gato de Bonsucesso não teve a mesma sorte: as fantasias da comissão de frente chegaram atrasadas e a escola entrou na avenida com 10 minutos de atraso. Mas a falha não abalou a confiança da componente Sandra Ferreira: “Cada escola tem seu brilho, sua garra, sua história. Todas lutando para serem campeãs e muitas rezando para não serem rebaixadas. A Gato vem mostrar hoje toda sua força”, acreditou.

Este ano, várias agremiações optaram por exaltar as belezas, as histórias e a tradição culinária de subúrbios cariocas. A Unidos de Bangu retratou seu próprio bairro com o enredo Eternamente Bangu. Engenho da Rainha por sua vez cantou Belford Roxo-Cidade do Amor e a Unidos da Ponte homenageou São João de Meriti, de onde vem. A assessoria de imprensa da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ) resume esse momento de crescimento cultural e de valorização das comunidades: “A cada ano o carnaval na Intendente Magalhães cresce. A proposta do carnaval de rua, mais bonito, mais organizado, com famílias, crianças, idosos foi alcançada. Todo esforço é recompensado quando vemos a alegria estampada no rosto de cada cidadão”, comenta.

Botando um fim na euforia e no nervosismo que acompanham as expectativas criadas pelos desfiles do Carnaval, os jurados bateram o martelo e revelaram ontem, no Terreirão do Samba, as campeãs da safra 2014. Confirmando sua progressão de ano em ano, a Unidos de Bangu, que subiu ano passado do grupo C para o B, conquistou o campeonato e ingressa em 2015 no grupo A, que desfila na Sapucaí. Já no grupo C, a vencedora foi a Mocidade Unida do Santa Marta com 299,8 pontos. Ingressaram também no grupo B as escolas Arame de Ricardo (Ricardo de Albuquerque) e Rosa de Ouro (Oswaldo Cruz). No grupo de acesso D a agremiação Unidos das Vargens foi a grande vencedora. Apesar de todo trabalho e dedicação, as rebaixadas a blocos foram a Chatuba de Mesquita, o Gato de Bonsucesso e a Mocidade Independente de Inhaúma.

Deixe uma resposta

Parceiros