Single Blog Title

This is a single blog caption

A voz e a vez do idoso

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

A história nos mostra que o desejo em prolongar a vida, retardar ou tentar controlar o envelhecimento é intrínseco ao ser humano, e faz parte de sua procura pela felicidade completa. A busca continua e quanto mais às pesquisas científicas avançam, os processos se modernizam abrindo espaços para que tenhamos uma vida mais saudável e plena.


Atualmente existe um modelo de cuidado integral para a população que envelhece, a Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – A UnATI/UERJ, situada Rua São Francisco Xavier, 524 – 10º Andar – Bloco F – Maracanã. Um centro de estudos, ensino, debates, pesquisas e assistência voltadas para questões inerentes ao envelhecimento.

Na UnATI/UERJ encontramos atividades socioculturais e educativas para a terceira idade, são aproximadamente 240 cursos gratuitos, oficinas e workshops, além de festas, exposições, passeios, shows de dança e música.
As atividades oferecidas pela UnATI/UERJ estão voltadas a possibilitar constante integração, discussão de valores e conceitos, define Sandra Rabello – Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI/Uerj.
Dentre tantas oficinas destacamos algumas que tem feito total diferença na vida de um número importante de idosos, são elas: Sons e Imagens, Academia da Vida, Gestão do Tempo, Oficina de Capacitação para Idosos e Programas de Voluntariado.
Ney Bretas Neves, moradora do Cachambi-RJ, tem 68 anos de idade e já está no terceiro ano na UNATI. Este ano de 2013 se interessou pelo curso de Academia da Vida, ansiosa em saber do que se tratava realmente, no primeiro dia de aula foi recebida por dois maravilhosos anfitriões, eram Carina e Israel, estagiários do Curso do Serviço Social, assessorados por sua orientadora Claudia, pessoa carinhosa que sempre que podia estava lá nos dando atenção na dinâmica de sociologia. Eles se dedicaram e vieram nos trazer grandes informações e conhecimentos ao longo deste ano, trazendo sempre temas para serem abordados e assim fazendo um entrosamento entre professor e aluno, com exemplos de vida em debate. Filmes agradáveis dando esperança e alegria, músicas relembrando nossos antigos sentimentos.
Cida Silveira é outro exemplo de que valeu a pena empenhar esforços para contribuir na sua qualidade de vida. Em sua turma, há cerca de 10 alunos. Ela confessa que, relutou muito a interessar-se a freqüentar a UnATI, com os conselhos filha Ana Paula e da amiga Dani, faz parte do grupo de alunos. Hoje, depois de duas oficinas, Cida pode dizer, com certeza: “é muito bom participar das oficinas, fazer e ter novos amigos, aprender, entender a conviver com nossa realidade, trocar experiências. Cada encontro é melhor do que o anterior. Quando participo das oficinas sinto que posso repensar muitas coisas, posso dar um novo sentido a muitas outras e posso, além de tudo, redescobrir as coisas mais simples da minha vida”.
Ney e Cida concordam que a UnATI/UERJ contribui na valorização dos direitos da pessoa idosa, no estímulo a qualidade de vida e socialização. Tudo isto foi compartilhado através da Cartilha do Idoso, distribuído nos cursos, no Estatuto do Idoso, debatido em algumas aulas e nas atividades realizadas dentro e fora da sala de aula.
Para inserir-se nos cursos da UnATI/UERJ basta dirigir-se a Coordenação de Extensão, situada na Rua São Francisco Xavier, 524, bloco F, 10º andar.
Parabéns, A UnATI/UERJ um exemplo vivo de fraternidade, respeito humano, que deve ser copiada por muitos, e estimulada a ser praticada em várias outras instituições, proporcionando a outros idosos satisfação de vida e consciência de seus direitos.  

Deixe uma resposta

Parceiros