Single Blog Title

This is a single blog caption

Teleférico traz ameaças de remoções

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Foto: Cecília Vasconcelos
Parte da Rocinha gritou, foi às ruas manifestar, mas não adiantou: o Governo do Estado bateu o martelo e aprovou o plano de obras do PAC 2, que compreende, entre outras reformas, a construção do polêmico teleférico. A notícia tem tirado o sono de muitos comerciantes e moradores da comunidade, apesar do amplo projeto de urbanização previsto pelo plano. O motivo desta preocupação foi um vídeo, postado na conta da Secretaria de Obras do Governo do Estado, que revela a dimensão do empreendimento, deixando pressupor a remoção de imóveis residenciais e comercias no entorno das estações e das ruas alargadas.

Foto: divulgaçãoComerciantes e habitantes da região da Via Apia estão entre os mais preocupados com a obra. Isto porque é nesta área que será implantada uma estação com ligação com o metrô. A cabeleireira Severina do Ramo mora na Rocinha desde que chegou do Nordeste, há mais de 40 anos. Ela é sócia de um salão na região da Via Apia, numa das travessas mais valorizadas da comunidade. “Minha maior preocupação é o que eles pretendem fazer com a gente. Se forem nos indenizar, acho muito difícil eles pagarem o que realmente a nossa loja vale” diz a cabeleireira, que apesar da apreensão com o futuro, é a favor das melhorias urbanísticas previstas, principalmente do novo sistema de esgotamento sanitário.

Foto: William de OliveiraUm proprietário de bar localizado na Travessa Roma, que preferiu não se identificar, faz os cálculos: “Com a verba disponibilizada, acho ruim eles pagarem o que vale na minha loja. Pelo tamanho do projeto, não vai dar nem pro começo. Logo agora que a gente estava feliz com valorização depois da pacificação, vem essa bomba” lamenta o pequeno empresário. Em nota, a Emop declarou que ainda não definiu quais comércios ou casas serão removidos, e que aqueles que houver necessidade de realocar, serão abordados de forma individualizada pela equipe do Trabalho Social do Pac 2. De acordo com decreto estadual, existem três alternativas para quem se encontra nesta situação: o recebimento de um apartamento do programa Minha Casa Minha Vida, a compra assistida ou a indenização.

Entretanto, não só de reclamações vive o teleférico, que tem previsão de investimento de R$1,6 bilhão. Segundo o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Barcelos (AMABB), Sergio Anselmo, os moradores das regiões mais altas, como a Rua 1, estão felizes com a chegada do teleférico. “Ouvi alguns moradores e todos me disseram a mesma coisa: que o novo transporte só vai trazer benefício, porque a vida de quem mora lá em cima não é fácil. Além da passagem do teleférico ser mais barata, eles vão chegar mais rápido. Quem conhece o trânsito da Estrada da Gávea sabe do que eles estão falando”, revela Anselmo.

Críticas dentro e fora da comunidade

Encontros com moradores e comerciantes vêm sendo organizados na Rocinha. Já foram realizadas oito reuniões, mobilizadas pela Câmara Comunitária da Rocinha, órgão que representa moradores da Rocinha, São Conrado e Gávea, e dirigidas pela Emop. O convite aos moradores, segundo o coordenador da Câmara Comunitária da Rocinha, Antonio Xaolin, é feito de porta em porta, com folders e convites informais. De acordo com o coordenador, há grande participação dos moradores, aos quais é dado o direito de réplica e tréplica, e cujas dúvidas são respondidas e anotadas em ata.

Foto: Cecília VasconcelosOs encontros também têm por finalidade promover a integração e a convivência entre os bairros da Rocinha, São Conrado e Gávea. Xaolin relata que em uma reunião, moradores de São Conrado agiram de forma “xenofóbica” contra os moradores da Rocinha. Além de terem contestado a presença de “favelados” no hotel de luxo onde aconteceu o encontro, criticaram o projeto de construção de conjuntos habitacionais perto da estação de metrô, temendo a desvalorização de seus imóveis. “Eles acham que os pobres servem somente para limpar suas latrinas, engraxar seus sapatos e servir-lhes cafezinho. Demonstramos que temos opinião ao enfrentá-los e retrucá-los”, desabafa Xaolin, para quem o PAC 2 é uma conquista que transformará a Rocinha em um “bairro de verdade”.

A seguir, o link do vídeo de lançamento do PAC 2 Rocinha: http://www.youtube.com/watch?v=3R4MHO7g-d0

Deixe uma resposta

Parceiros