Single Blog Title

This is a single blog caption

Secretaria de Cultura lança projeto Favela Criativa

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

O evento aconteceu dentro do novo Cine-teatro Eduardo Coutinho

O projeto Favela Criativa foi lançado ontem, dia 26, na Biblioteca Parque de Manguinhos. O programa tem como objetivo promover a descentralização dos recursos da Secretaria de Estado de Cultura, tornando-os acessíveis a jovens agentes culturais de favelas e periferias. Durante o evento, também foi inaugurado o cine-teatro Eduardo Coutinho, no mesmo local.

Com investimento de R$14milhões, o projeto é resultado da parceria do poder público com a iniciativa privada. Ele pretende oferecer formação a agentes culturais através de três eixos: economia criativa, formação artística e fomento. As atividades acontecerão em 20 favelas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e formarão 600 jovens. A secretária de cultura Adriana Rattes disse que a principal missão é trazer visibilidade para dentro das comunidades. “Queremos abrir caminhos aos produtores culturais que não têm acesso aos nossos recursos e editais de fomento”, afirma. 

 

 

Binho Cultura quer implantar o projeto na Vila Kennedy

Presente no lançamento, o escritor e produtor cultural Binho Cultura participou dos encontros preparativos para as ações do Favela Criativa. Segundo Binho, a principal demanda apontada pelos artistas e produtores culturais consultados foi a necessidade de formação em gestão cultural. “Não basta acessar os recursos, é necessário formação em marketing cultural, administração, e estimular a sustentabilidade dos projetos”. O escritor, idealizador da FLIZO (Festa Literária da Zona Oeste), espera poder trazer o projeto para a Vila Kennedy, que recebeu uma UPP em março deste ano. 

 

Os integrantes do Manguinho em Cena têm aulas de dramaturgia e produção teatral

O grupo Manguinhos em Cena, que tem suas atividades acontecendo dentro da Biblioteca, é um dos embriões do Favela Criativa. Criado há três anos, o coletivo vem recebendo aulas de teatro e até montou um espetáculo no final do ano passado. Segundo o escritor Haroldo César da Silva, que é também um dos alunos do grupo, o objetivo é que o Manguinhos em Cena possa se tornar uma companhia de teatro independente. “Além das aulas de interpretação, nós também aprendemos o passo a passo de como montar uma companhia, como escrever as peças, montar e etc. O espetáculo ‘Sintonia Suburbana’, que montamos no ano passado, foi construído coletivamente, todo mundo trouxe suas ideias. O resultado ficou bem legal”, empolga-se, contando que todas as apresentações da peça ficaram lotadas. 

 

A secretaria de cultura Adriana Rattes, ao lado do governador Luiz Fernando Pezão

A presença do governador Luiz Fernando Pezão deu ao evento ares de campanha eleitoral. O governador focou sua fala na Política de Segurança Pública, afirmando que iniciativas como esta não teriam sido viáveis sem a instalação das UPPs no Estado. “Eu lembro como este lugar era há sete anos e fico emocionado quando vejo como ele está hoje. Sem segurança as coisas não avançam, a pacificação está trazendo vida de volta a comunidades como Manguinhos”, enfatizou. 

 O portal com as últimas notícias do Favela Criativa já está no ar, no endereço http://www.favelacriativa.rj.gov.br/

Deixe uma resposta

Parceiros