Moradores da Rocinha marcam nova manifestação para hoje
Nova manifestação está marcada para hoje, às 17h, na Rocinha.
Nova manifestação está marcada para hoje, às 17h, na Rocinha. O protesto será pelo desaparecimento do morador Amarildo de Souza, o Boi, de 43 anos, que após uma abordagem policial, no sábado, teria sido levado para averiguação pelos policiais da UPP e desaparecido. De acordo com a polícia, a família de Amarildo registrou o desaparecimento na terça-feira, dia 16, e o caso está sendo investigado.
Moradores da Rocinha fizeram outra manifestação ontem, no mesmo horário, na autoestrada Lagoa-Barra, em frente à passarela que dá acesso à comunidade. Cerca de 150 manifestantes fecharam os dois sentidos da autoestrada e seguiram para São Conrado. A pista do túnel Zuzu Angel que dá acesso à Rocinha foi interditada. Segundo relatos de moradores, uma moradora foi repreendida ao tentar atear fogo em um colchão. A PM acompanhou de perto a manifestação e não houve confronto.
Além do sumiço de Amarildo, moradores protestam também contra a prisão de Jorge de Paula Santos, de 31 anos, e Rodolfo Ferreira de Souza, de 21 anos, durante a operação Paz Armada, realizada por policias militares da UPP da Rocinha. Segundo os moradores, os dois eram inocentes e foram presos injustamente.
Hoje a tarde, foi realizada uma reunião com o Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, Marcelo Freixo, e familiares de Amarildo de Souza.