Single Blog Title

This is a single blog caption

Mesa redonda debate traçado da TransOlímpica

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Na tarde de sexta-feira, 13 de dezembro, aconteceu, no Clube de Engenharia, o debate “TransOlímpica e planejamento urbano: estudo de caso da Colônia Juliano Moreira”.


Na tarde de sexta-feira, 13 de dezembro, aconteceu, no Clube de Engenharia, o debate “TransOlímpica e planejamento urbano: estudo de caso da Colônia Juliano Moreira”. O evento contou com a presença de Aline de Oliveira, representando o grupo Ecolônia e os moradores do bairro. A porta-voz reivindicou um novo projeto de traçado da via TransOlímpica que não desaloje dezenas de famílias e não prejudique o meio ambiente e os pontos tombados pelo Patrimônio Histórico no local.

O traçado alternativo que foi apresentado à Prefeitura reaproveita uma via já existente na Colônia, mas foi rejeitado. Entre as críticas feitas à política de planejamento urbano da Prefeitura, foi apontado que o sistema viário não serve como meio para transporte de massa. Eduardo Fagundes, gerente de Obras da Prefeitura, defendeu o traçado, afirmando que ele irá desalojar um número muito inferior de pessoas do que o inicialmente planejado.
 
Os moradores da Colônia tentam mobilizar a sociedade civil em prol da questão preservacionista, além das pessoas que vivem há décadas na comunidade e os pacientes psiquiátricos da instituição local, de forma a pressionar a prefeitura a realizar um novo projeto. Estiveram presentes também Gilson Antunes, coordenador do escritório FIOCRUZ Mata Atlântica, o cientista político Márcio Sales Saraiva e Thiago Cunha, da Defensoria Pública.

Deixe uma resposta

Parceiros