Single Blog Title

This is a single blog caption

Justiça Global denuncia abusos das UPPs

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

A ONG Justiça Global envia, hoje, dia 12, à ONU, relatório denunciando abusos cometidos por policiais militares do Estado do Rio contra moradores de favelas pacificadas do Rio.


A ONG Justiça Global envia, hoje, dia 12, à ONU, relatório denunciando abusos cometidos por policiais militares do Estado do Rio contra moradores de favelas pacificadas do Rio. Entre as violações de direitos humanos, apontadas pela ONG, estariam os assassinatos de seis pessoas nas favelas Pavão-Pavãozinho, Fogueteiro, Cidade de Deus, Manguinhos e Jacarezinho ocorridos entre junho de 2011 e abril deste ano. Segundo a pesquisadora da ONG Juliana Farias, a denúncia visa a chamar a atenção da opinião pública internacional para pressionar o poder público a dar satisfações sobre as violações.

O relatório cita também o abuso, por parte de policiais, no emprego de armas não-letais, a atuação deles sem identificação ou farda, o toque de recolher imposto e a proibição de eventos culturais nas favelas pacificadas. No relatório, a ONG afirma que houve aumento no número de prisões por desacato à autoridade e por crime de desobediência, depois da instalação das UPPs. O documento será apresentado, também, no Encontro Popular sobre Segurança Pública e Direitos Humanos, neste fim de semana, no Colégio de Aplicação da UERJ.

Deixe uma resposta

Parceiros