Single Blog Title

This is a single blog caption

A militância da aceitação em Nova Iguaçu

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter
Nos últimos 30 anos, mais de 3.500 homossexuais foram executados no Brasil, vítimas da homofobia. Ainda existe muita rejeição na sociedade à diversidade sexual. E, do outro lado, vários grupos e organizações buscam mudar esta realidade. Nas periferias, a situação é mais assustadora.

Em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, os grupos 28 de junho e Com Causa militam pela diversidade sexual e reconhecem: o maior desafio continua a ser a violência. Na noite de 30 de março de 2013, um homossexual foi baleado na saída de uma boate na rua da Lama. Um grupo em um carro passou atirando. O caso chegou a ser registrado na delegacia, mas ficou por isso mesmo.

Foto: Arquivo pessoalEugênio Ibiapino é diretor do grupo 28 de Junho (homenagem à data do Dia Mundial do Orgulho LGBT) e um dos coordenadores da Parada LGBT de Nova Iguaçu, que chega a sua 10ª edição em outubro deste ano. Militante da defesa dos direitos dos homossexuais na Baixada, ele diz: “Lutamos por uma sociedade em que não mais seja necessário que os negros, índios, homossexuais e mulheres tenham apenas um dia especial no ano para denunciar o preconceito e discriminação de que são vítimas”. E acrescenta: “O grupo iguaçuano busca a cidadania plena. Não aceitamos que queiram nos “curar ou “converter”.

Pedro Oliveira, militante e articulador CRDH da Com Causa, acredita que é preciso, antes de tudo, aceitação. “Somos vítimas de preconceito cotidianamente. Ainda é difícil uma colocação profissional para transexual, por exemplo. Esperamos que a sociedade leve nossa militância mais a sério, porque vivemos tempos difíceis de intolerância e um alto grau de homofobia em toda Baixada Fluminense. Por estarmos na periferia, muitas vezes os casos de homofobia que sofremos não são levados a sério”, conta

Vulgaridade, não. Identidade!

Lutando contra a intolerância, Pedro menciona a colocação profissional de travestis e transgêneros. “Quando você vai ao consultório médico é um travesti que te atende? Onde estão essas pessoas? Apresentar os documentos já abre uma oportunidade de constrangimento. Há meninos e meninas trans que têm uma formação ótima, mas não tem espaço para eles no mercado. Tudo bem a pessoa se prostituir porque quer, o problema está em ir para a esquina porque não tem outra opção”, diz Pedro.

Sobre as travestis, Pedro admite: “Eu mesmo sou gay e confesso que não entendia muito bem o motivo do cara colocar um vestido. Me perguntava: Pra quê isso, hein?  Depois que fui entender que não é uma questão de escolha. O indivíduo se olha no espelho e não se sente feliz, não se reconhece. A luta é por ser aquilo que é, sem restrição. Isso é um direito humano. Não se trata de vulgaridade e sim de identidade”.

Nova Iguaçu e a Parada LGBT

A Parada LGBT é um acontecimento político em que se reivindicam direitos e também um momento de celebração. Geralmente quem organiza o evento são movimentos sociais, principalmente os LGBTs. Em Nova Iguaçu, ela acontece duas vezes ao ano, no centro de cidade e em Cabuçu, conhecida como “periferia da periferia”, onde a população LGBT é bem grande.

O grupo 28 de Junho é um dos organizadores da Parada. Em 2013, ela acontecerá em outubro, na Via Light. “Para comemorar a 10ª edição do evento, faremos também uma grande ação social, além da realização de shows. A parada tem um clima festivo, mas o objetivo principal é a luta contra a violência e o preconceito aos gays. Mas, antes disso, em junho, foi comemorada a Semana da Diversidade LGBT, com exibição de filmes com tema sobre homossexualidade, palestras e várias outras atividades,” conta Eugenio.

As leis não se aplicam na periferia

Infelizmente só existem leis no âmbito estadual, nenhuma especifica para o município de Nova Iguaçu. No Rio de Janeiro, existe o Rio Sem Homofobia, que visa ao enfrentamento da homofobia e da transfobia e promove a cidadania da população LGBT com Centros de Cidadania LGBT.

“Seria perfeito se as leis atravessassem a Linha Vermelha e chegassem aqui na Baixada. Quando o lugar tem pouca visibilidade é mais difícil aplicar punição. As leis existem para a Baixada, mas só no papel. Uma coisa é uma travesti ser esfaqueada na rua Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, outra é ser esfaqueada na avenida Marechal Floriano Peixoto em Nova Iguaçu”, finaliza Pedro.

Deixe uma resposta

Parceiros