Single Blog Title

This is a single blog caption

Guerra do Paraguai em debate no Biblioteca Fazendo História

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

Marco da história do Brasil e da América Latina, a Guerra do Paraguai ainda possui muitas questões encobertas a serem desvendadas e analisadas.


Marco da história do Brasil e da América Latina, a Guerra do Paraguai ainda possui muitas questões encobertas a serem desvendadas e analisadas. Trazê-las à tona é o objetivo do Biblioteca Fazendo História de outubro, que reúne os professores e historiadores Ana Beatriz Ramos de Souza (Pedro II) e Ricardo Henrique Salles (UniRio) para um bate-papo sobre o tema. Promovido pela Revista de História da Biblioteca Nacional, o encontro acontece em 22 de outubro, às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, com mediação do pesquisador Marcello Scarrone.
 
O debate vai abordar um arquivo praticamente desconhecido do Museu Imperial, relevado na edição de outubro da Revista de História da Biblioteca Nacional, com cartas pessoais do Conde d’Eu e do presidente paraguaio Solano López. Os documentos trazem novos ângulos sobre o fim do conflito e sobre esses dois personagens tão marcantes na história latina.
 
O encontro vai falar também sobre a importância da Guerra do Paraguai para a consolidação do sentimento de nação no Brasil, unindo a população de norte a sul, além da sua influência na luta por cidadania e contra a escravidão.
 
Quem não puder ir até o auditório da Biblioteca Nacional terá a possibilidade de acompanhar o debate ao vivo pelo Twitter da revista, http://twitter.com.br/rhbn, e a transmissão simultânea pelo Instituto Embratel, www.institutoembratel.org.br. Após o evento serão distribuídos aos alunos certificados de participação que valem como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura anual da revista.
 
Publicada pela Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional – SABIN -, a Revista de História da Biblioteca Nacional é vendida nas bancas de todo o país e tem 110 mil exemplares distribuídos mensalmente para todas as escolas públicas do Brasil. Há oito anos a Revista conta com o patrocínio da Petrobras, a maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura nacional.
 
Serviço: Biblioteca Fazendo História
Tema do debate: Guerra do Paraguai: do front aos bastidores
Data: 22 de outubro, terça-feira, às 16h
Local: Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, Rua México, s/nº
Preço: Entrada Franca

Deixe uma resposta

Parceiros