Single Blog Title

This is a single blog caption

Cajú recebe sessões do Cinema Petrobrás em Movimento

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter

O bairro do Cajú, no Rio de Janeiro, será a próxima parada do Cinema Petrobras em Movimento, que percorre ao todo 150 municípios.


 
O bairro do Cajú, no Rio de Janeiro, será a próxima parada do Cinema Petrobras em Movimento, que percorre ao todo 150 municípios com exibições gratuitas de filmes nacionais, formando o maior circuito de exibição não comercial da América Latina, com patrocínio do Sistema Petrobras. O projeto teve início em maio e acontece até dezembro, com a estimativa de realizar 600 sessões para um público de cerca de 70 mil espectadores.

Nesta décima quarta edição do Cinema Petrobras em Movimento, os filmes exibidos são a animação infantil “Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A.” de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, a emocionante história de Breno Silveira “À Beira do Caminho” e a grande aventura Xingu, de Cao Hamburguer. Eles são projetados em comunidades sem acesso a salas de cinema, sedes de projetos sociais, pontos de cultura, agremiações, associações comunitárias, logradouros públicos, e escolas da rede pública de ensino. Em cada um desses lugares há agentes culturais contratados e capacitados pelo projeto.
Os títulos escolhidos cobrem todas as faixas etárias e seguem o critério de qualidade técnica e artística, além da relevância de seus temas na geração de reflexões e debates. “De seis anos para cá, o projeto tem lançado foco sobre as escolas da rede pública de ensino, como forma de complementar a vivência cultural e gerar conteúdo para as aulas que sucedem as exibições. Ano passado os alunos de escolas públicas representaram quase 70% do nosso público. Este ano esperamos atender a 200 escolas e 50 mil estudantes”, diz Luciana Boal Marinho, produtora executiva do projeto.
 
O Projeto
O maior projeto de difusão do cinema brasileiro com abrangência em 23 estados da federação, o Cinema Petrobras em Movimento trabalha de forma contínua pela democratização do acesso ao cinema nacional, formando plateias para os produtos audiovisuais brasileiros e revigorando a carreira dos filmes através de sessões gratuitas. O projeto reconhece a cultura e o audiovisual nacional como ferramentas para a educação e a transformação social, estimulando o fortalecimento de imaginários e identidades brasileiras e fomentando debates em torno de temáticas de interesse nacional abordadas nos filmes.
Em 14 anos de atividade, o Cinema Petrobras em Movimento já capacitou mais de 580 Agentes Culturais, realizou mais de 16,104 mil sessões gratuitas em 1.317 municípios e 478 universidades, atingindo mais de 2 milhões de espectadores em todo o território nacional. Trata-se do maior circuito não comercial de exibição da América Latina.

Serviço
Data: 27 de setembro
Cidade: Cajú
Local: CIEP Henfil, Rua Carlos Seidl, S/N.º
Filmes: 10h e 13h- Peixonauta; 15h- Xingu;  19h – À Beira do Caminho
 
Data: 29 de setembro
Cidade: Cajú
Local: Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, Rua Carlos Seidl 1141
Filme: 7h30; 10h; 13h; 15h- Xingu

Deixe uma resposta

Parceiros