Acessibilidade
O Viva Favela adotou o software NVDA, criação de código aberto da empresa australiana NV Access, como leitor de tela para portadores de deficiência visual. Com a instalação e configuração do programa – que é gratuito – o VIVA RIO acredita alargar a porta da acessibilidade ao noticiário que retrata o universo das favelas e periferias, razão da existência do Viva Favela.
A escolha pelo NVDA resultou de consultas e busca de orientações entre as quais a do Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro, instituição de ensino do Ministério da Educação para deficientes visuais.
O NVDA pode ser baixado para instalação no computador do usuário através deste link:
http://nvda.pt/pt-pt/downloads
A tradução do manual de instruções do NVDA para o português é uma gentileza do Instituto de Ciência de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves.
O manual pode ser baixado através deste link:
http://www.vivafavela.com.br/sites/default/files/manual_nvda_ptbr.pdf
O maratonista do Alemão
Ronald Carlos (32), morador do Complexo do Alemão, leva há nove anos uma rotina de atleta autodidata e coleciona títulos nas corridas cariocas. Apesar do trabalho de gari, e da falta de estrutura para treinos onde mora, o maratonista se dedica todos os dias ao esporte com o sonho de tornar-se profissional.