Parceiros
Ao longo de sua história, o Viva Favela tem cultivado uma extensa rede de parceiros. Conheça aqui alguns deles e saiba como colaboraram e colaboram para o crescimento do projeto.
Oficinas
Desde 2001 o Viva Favela contribui para a formação de comunicadores, os correspondentes comunitários do projeto. O Viva Favela capacita esses correspondentes em oficinas desenvolvidas pelo próprio projeto ou em parceria com outros projetos e organizações sociais, pontos de cultura, cursos e escolas de formação na área de comunicação, ou ainda através do trabalho voluntário de profissionais da área.
Programa de Formação
As oficinas integram o Programa de Formação de Correspondentes do Viva Favela, que oferece cursos de jornalismo, com aproveitamento de tecnologias multimídia. O objetivo é formar comunicadores aptos a se expressarem livremente sobre temas de seu interesse e a utilizarem ferramentas como câmeras compactas de vídeo, telefones celulares, câmeras digitais de fotografia, gravadores digitais de áudio e software livre, além de explorarem o potencial das mídias sociais e da internet.
Ao incentivar os moradores de favelas e periferias urbanas a se tornarem comunicadores e produzirem conteúdo retratando essas regiões, o Viva Favela estimula uma visão crítica sobre a realidade vivenciada por cada um e promove a cidadania e a integração social.
Revista Viva Favela
A Revista Viva Favela oferece a correspondentes de todo o Brasil a oportunidade de conhecer melhor não apenas o tema trabalhado em cada edição, mas também o processual jornalístico, que envolve prática de apuração, reportagem, entrevista e pesquisa. Os correspondentes selecionados para terem seus conteúdos publicados na revista são remunerados para tanto e participam de reuniões de pauta virtuais, em que a experiência de troca e compartilhamento de informações ocorre entre editores e colaboradores de forma livre e espontânea.
Intercâmbio
O Viva Favela mantém desde seu lançamento uma parceria com o professor de Mídia e Direitos Humanos Peter Lucas, da New York University e The New School, nos EUA. Todos os anos o projeto recebe estudantes de Nova York que atuam como voluntários no Rio de Janeiro e interagem com correspondentes em projetos localizados nas comunidades.
Acervo
No ar desde 2001, o Viva Favela acumulou importante acervo de reportagens e fotografias que traduzem o universo das favelas e comunidades de baixa renda. Este material está armazenado nos bancos de dados do site original e dos sites filhos, ou subsites, que foram criados para explorar temas e linguagens específicas em determinados momentos da história do projeto.
O portal está em sua terceira versão, tendo iniciado nova fase em 2013 para estimular a característica jornalística do conteúdo (textos, fotos e vídeos). Os correspondentes passaram a trabalhar em contato permanente com a equipe editorial do Viva Favela e agora são remunerados pelas publicações no noticiário. Na área de blogs, os colaboradores podem atuar como colunistas do portal.
Entre abril de 2010 e maio de 2013, o site assumiu uma versão colaborativa, ampliou sua cobertura para outros estados brasileiros e passou a contar com conteúdos em vídeo e áudio. Entre julho de 2001 e abril de 2010, o portal era uma revista online, com a participação de correspondentes (repórteres e fotógrafos). Publicava reportagens discutidas e elaboradas com a equipe editorial. No curso desse processo, os correspondentes iam aprendendo com os profissionais da equipe e desenvolviam suas habilidades em redação e fotografia.
Todas as reportagens e fotografias publicadas desde a primeira versão do Viva Favela, inclusive nos subsites, continuam acessíveis para pesquisas em nosso acervo ou nos links abaixo.
O Foto Favela nasceu com o objetivo de divulgar a exposição "Moro na Favela", criada através do prêmio de estímulo à fotografia documental concedido pelo Open Society Institute, da Fundação George Soros, em 2005. Hoje, o acervo do portal Viva Favela reúne 50 mil imagens disponíveis. (Entrar)
Quem Somos
Viva Favela é um projeto do Viva Rio, cuja experiência com atividades e propostas relacionadas ao jornalismo tem mais de uma década de história. Sua proposta central visa à integração social, à inclusão digital e a refletir a vida das populações do universo das favelas. Na internet, é um site cujo conteúdo é produzido por jornalistas e correspondentes comunitários, que são comunicadores moradores de favelas e periferias urbanas. Além do resultado de sua produção na web, o projeto oferece também oficinas para a formação de correspondentes.
O portal Viva Favela é referência nacional. Criado em 2001, foi pioneiro na produção e oferta de conteúdo temático sobre favelas e periferias urbanas na internet. Ainda antes do surgimento das atuais mídias sociais, o projeto desenvolveu metodologia própria para a formação de comunicadores locais e já recebeu diversos prêmios.
Viva Rio
Diretor Executivo: Rubem Cesar Fernandes
Coordenador de Comunicação: Ronaldo Lapa
Viva Favela
Coordenador Editorial: Carlos Costa
Editora: Debora Pio
Subeditora: Sol Mendonça
Editor de Fotografia e Audiovisual: Vitor Madeira
Fotógrafos: Amaury Alves, Paulo Barros e Tamiris Barcellos
Designer: Paulo André Vieira
Designer de Artes Gráficas: Carollina Bulcão
Gestor de TI: Flávio Fernandes
Produtora de Eventos: Adriana Pereira
Produtor de Oficinas: Eli Geovane Sant'Anna
Estagiárias: Andressa Cabral e Deborah Tocci Athila
Contato
Viva Rio
Rua do Russel, 76 Glória - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22.210-010
Tel.: +55 21 2555-3750
Fax: +55 21 2555-3753
Redação Viva Favela: +55 21 2555-3750 (Ramal 3274)
Assessoria de imprensa: +55 21 2555-3764
E-mail: contato@vivafavela.com.br