Dia

maio 3, 2013

Parceiros

Ao longo de sua história, o Viva Favela tem cultivado uma extensa rede de parceiros. Conheça aqui alguns deles e saiba como colaboraram e colaboram para o crescimento do projeto.

Realização
VivaRio
Patrocínio [2009 - hoje]
PetrobrasLei de Incentivo à CulturaMinC
Patrocínio [2005 - hoje]
AIDOD
Patrocínio [2011, Edital Mídias Digitais]
SEC-RJ
Patrocínio [2011]
RioETC
Financiador Fundador
UnescoGlobo.com
Parcerias de mídia (troca e divulgação de conteúdos)
ExpressoO DiaTV MorrinhoImagens do PovoTV BrasilOutro OlharSoul Brasileiro
Parcerias culturais
Ghetto Film SchoolLente dos SonhosOdeon BR Memorial Getulio Vargas
Parcerias na área de formação
Escola de Cinema Darcy RibeiroObservatório de favelasInstituto OvermundoPontão da EcoNew York UniversityThe New SchoolO InstitutoCoaxo do BrejoPonto de Cultura Fazendo a Diferença em PaquetáSom das Comunidades
Parcerias de intercâmbio tecnometodológico
Instituto OvermundoPiraí DigitalElluminatePontão Digital Circo VoadorPontão da EcoMovements.org

Oficinas

Desde 2001 o Viva Favela contribui para a formação de comunicadores, os correspondentes comunitários do projeto. O Viva Favela capacita esses correspondentes em oficinas desenvolvidas pelo próprio projeto ou em parceria com outros projetos e organizações sociais, pontos de cultura, cursos e escolas de formação na área de comunicação, ou ainda através do trabalho voluntário de profissionais da área.
 

Programa de Formação

As oficinas integram o Programa de Formação de Correspondentes do Viva Favela, que oferece cursos de jornalismo, com aproveitamento de tecnologias multimídia. O objetivo é formar comunicadores aptos a se expressarem livremente sobre temas de seu interesse e a utilizarem ferramentas como câmeras compactas de vídeo, telefones celulares, câmeras digitais de fotografia, gravadores digitais de áudio e software livre, além de explorarem o potencial das mídias sociais e da internet.

Ao incentivar os moradores de favelas e periferias urbanas a se tornarem comunicadores e produzirem conteúdo retratando essas regiões, o Viva Favela estimula uma visão crítica sobre a realidade vivenciada por cada um e promove a cidadania e a integração social.


Revista Viva Favela

A Revista Viva Favela oferece a correspondentes de todo o Brasil a oportunidade de conhecer melhor não apenas o tema trabalhado em cada edição, mas também o processual jornalístico, que envolve prática de apuração, reportagem, entrevista e pesquisa. Os correspondentes selecionados para terem seus conteúdos publicados na revista são remunerados para tanto e participam de reuniões de pauta virtuais, em que a experiência de troca e compartilhamento de informações ocorre entre editores e colaboradores de forma livre e espontânea.
 

Intercâmbio

O Viva Favela mantém desde seu lançamento uma parceria com o professor de Mídia e Direitos Humanos Peter Lucas, da New York University e The New School, nos EUA. Todos os anos o projeto recebe estudantes de Nova York que atuam como voluntários no Rio de Janeiro e interagem com correspondentes em projetos localizados nas comunidades.

Acervo

Viva Favela

No ar desde 2001, o Viva Favela acumulou importante acervo de reportagens e fotografias que traduzem o universo das favelas e comunidades de baixa renda. Este material está armazenado nos bancos de dados do site original e dos sites filhos, ou subsites, que foram criados para explorar temas e linguagens específicas em determinados momentos da história do projeto.

O portal está em sua terceira versão, tendo iniciado nova fase em 2013 para estimular a característica jornalística do conteúdo (textos, fotos e vídeos). Os correspondentes passaram a trabalhar em contato permanente com a equipe editorial do Viva Favela e agora são remunerados pelas publicações no noticiário. Na área de blogs, os colaboradores podem atuar como colunistas do portal.

Entre abril de 2010 e maio de 2013, o site assumiu uma versão colaborativa, ampliou sua cobertura para outros estados brasileiros e passou a contar com conteúdos em vídeo e áudio. Entre julho de 2001 e abril de 2010, o portal era uma revista online, com a participação de correspondentes (repórteres e fotógrafos). Publicava reportagens discutidas e elaboradas com a equipe editorial. No curso desse processo, os correspondentes iam aprendendo com os profissionais da equipe e desenvolviam suas habilidades em redação e fotografia.

Todas as reportagens e fotografias publicadas desde a primeira versão do Viva Favela, inclusive nos subsites, continuam acessíveis para pesquisas em nosso acervo ou nos links abaixo. 

Viva Favela (site versão 1.0)

Viva Favela (site versão 2.0)

Foto Favela

O Foto Favela nasceu com o objetivo de divulgar a exposição "Moro na Favela", criada através do prêmio de estímulo à fotografia documental concedido pelo Open Society Institute, da Fundação George Soros, em 2005. Hoje, o acervo do portal Viva Favela reúne 50 mil imagens disponíveis. (Entrar)

Quem Somos

Viva Favela é um projeto do Viva Rio, cuja experiência com atividades e propostas relacionadas ao jornalismo tem mais de uma década de história. Sua proposta central visa à integração social, à inclusão digital e a refletir a vida das populações do universo das favelas. Na internet, é um site cujo conteúdo é produzido por jornalistas e correspondentes comunitários, que são comunicadores moradores de favelas e periferias urbanas. Além do resultado de sua produção na web, o projeto oferece também oficinas para a formação de correspondentes.

O portal Viva Favela é referência nacional. Criado em 2001, foi pioneiro na produção e oferta de conteúdo temático sobre favelas e periferias urbanas na internet. Ainda antes do surgimento das atuais mídias sociais, o projeto desenvolveu metodologia própria para a formação de comunicadores locais e já recebeu diversos prêmios. 

Viva Rio

Diretor Executivo: Rubem Cesar Fernandes
Coordenador de Comunicação: Ronaldo Lapa

Viva Favela

Coordenador Editorial: Carlos Costa
Editora: Debora Pio
Subeditora: Sol Mendonça
Editor de Fotografia e Audiovisual: Vitor Madeira
Fotógrafos: Amaury Alves, Paulo Barros e Tamiris Barcellos
Designer: Paulo André Vieira
Designer de Artes Gráficas: Carollina Bulcão
Gestor de TI: Flávio Fernandes
Produtora de Eventos: Adriana Pereira
Produtor de Oficinas: Eli Geovane Sant'Anna
Estagiárias: Andressa Cabral e Deborah Tocci Athila

Contato

Viva Rio
Rua do Russel, 76 Glória - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22.210-010
Tel.: +55 21 2555-3750
Fax: +55 21 2555-3753
Redação Viva Favela: +55 21 2555-3750 (Ramal 3274)
Assessoria de imprensa: +55 21 2555-3764
E-mail: contato@vivafavela.com.br

Parceiros